- Objetivo Geral
-
O Curso Superior de Engenharia Elétrica tem, por objetivo geral, propiciar ao estudante um processo formativo que o habilitará a ser um profissional apto a produzir e aplicar conhecimentos científicos e tecnológicos na área de Engenharia Elétrica relacionados aos campos da pesquisa, aplicação industrial, e gestão, como cidadão ético e com capacidade técnica e política.
-
O Curso Superior de Engenharia Elétrica tem, por objetivo geral, propiciar ao estudante um processo formativo que o habilitará a ser um profissional apto a produzir e aplicar conhecimentos científicos e tecnológicos na área de Engenharia Elétrica relacionados aos campos da pesquisa, aplicação industrial, e gestão, como cidadão ético e com capacidade técnica e política.
- Objetivos Específicos
-
- Dar condições para que os formandos possam prestar assistência tecnológica, por meio da adoção de novas práticas capazes de minimizar custos, obtendo-se maior eficácia nos métodos de fabricação..
- Perfil do profissional egresso
-
O Engenheiro Eletricista é um profissional de formação generalista, que atua na geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica. Em sua atuação, estuda, projeta e especifica materiais, componentes, dispositivos e equipamentos elétricos, eletromecânicos, magnéticos, de potência, de instrumentação, de aquisição de dados e de máquinas elétricas. Ele planeja, projeta, instala, opera e mantém instalações elétricas, sistemas de medição e de instrumentação, de acionamentos de máquinas, de iluminação, de proteção contra descargas atmosféricas e de aterramento. Além disso, elabora projetos e estudos de conservação e de eficácia de energia e utilização de fontes alternativas e renováveis. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em suas atividades, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais.
- Informações: matriz curricular, Matriz de Equivalência, projeto pedagógico (PPC)
-
Período: Integral
Semestres: 10
Carga horária mínima obrigatória: 3.643 horas
Coordenador: Rodrigo Andreoli de March Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Forma de Ingresso: Processo seletivo via SiSU
Projeto Pedagógico:
Resolução 173/2022:
MATRIZ EQUIVALÊNCIA _ ENG ELÉTRICA_MUDANÇA DE MATRIZ:
EQUIVALÊNCIA DAS DISCIPLINAS DE ENG ELÉTRICA COM OS OUTROS CURSOS:
- Coordenação, Colegiado e Núcleo Docente Estruturante
Coordenador: Prof.Rodrigo Andreoli de Marchi
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Portaria de designação do coordenador de cursoHorário de atendimento :
Quarta-feira: 08h45 às 11h
Equipe Teams "Engenharia Elétrica", código de acesso: 12ttrrt
Colegiado do Curso de Engenharia Elétrica: Portaria de designação do Colegiado do Curso
Núcleo Docente Estruturante (NDE)
Portaria de designação do Núcleo Docente Estruturante
- (i) consolidar os conhecimentos construídos ao longo do curso em um trabalho de pesquisa ou projeto;
- (ii) possibilitar, ao estudante, o aprofundamento e articulação entre teoria e prática;
- (iii) desenvolver a capacidade de síntese das vivências do aprendizado adquirido pelo estudante.
- a) Início: 9º semestre.
- b) Carga horária: 245 horas divididos em dois semestres.
- c) Orientação: cada aluno terá um professor orientador.
- d) Apresentação: será desenvolvido sob a forma de Projeto.
- e) Avaliação: a avaliação será realizada por uma banca examinadora composta pelo Prof. Orientador e dois Professores.
- Data limite para cadastramento de início do PFC e do Professor Orientador para Colação de Grau no início do 1º semestre do ano seguinte;
- Data limite para entrega da Ata de Defesa e PFC Corrigido para Colação de Grau do ano corrente.
- Data limite para cadastramento de início do PFC e do Professor Orientador para Colação de Grau no início do 2º semestre do ano seguinte;
- Data limite para entrega da Ata de Defesa e PFC Corrigido para Colação de Grau do ano corrente.
O Projeto Final de Curso constitui-se numa atividade curricular obrigatória, de natureza científica, em campo de conhecimento que mantenha correlação direta com o curso.
Representa a integração e a síntese dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, expressando domínio do assunto escolhido. Os critérios para o desenvolvimento e avaliação do Projeto Final de Curso estão de acordo com as Normas Acadêmicas do IFSP. Assim, os objetivos do Projeto Final de Curso são:
A seguir, estão definidas as normas para o desenvolvimento do Projeto Final de Curso:
Requisitos
Serão considerados aptos para início do PFC os alunos que tiverem concluído com aprovação as componentes curriculares do 1º ao 8º semestre, sendo admitido no máximo 2 componentes curriculares em regime de dependência e não ter sido reprovado por faltas.
O aluno deverá elaborar a proposta de projeto de seu interesse que deve ter vínculo entre a temática escolhida e a proposta do curso de graduação, favorecendo-se o desenvolvimento das habilidades e competências relacionadas à Engenharia Elétrica. A proposta deve ser submetida a um Professor Orientador da escolha do próprio aluno, que avaliará o mérito da proposta e poderá aprovar (aceitar a orientação) ou reprovar (não aceitar a orientação).
Definição do Professor Orientador de Desenvolvimento
Uma vez definido o professor orientador e proposta de PFC, essa deve comunicada a Coordenação de Curso da Engenharia Elétrica que cadastrará no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) e a contagem da carga horária (245h, divididos em dois semestres) somente inicia após o cadastramento do PFC no SUAP.
A orientação compreende desde a definição dos objetivos e da metodologia para o desenvolvimento do projeto, até a revisão do texto final, sendo continuamente avaliadas: a pertinência e a qualidade dos conceitos teórico-práticos em relação a proposta do projeto; a adequação da metodologia aplicada a proposta do projeto e o desempenho do aluno nas etapas do projeto para sua consecução.
A produção de texto decorrente da execução e conclusão do PFC será definida conforme o escopo e as particularidades do projeto e definida pelo Professor Orientador. São consideradas válidas como produções: monografia, artigo e relatório.
Calendário para os Projetos Finais de Curso (PFC)
O calendário para os Projetos Finais de Curso deverá ser elaborado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Engenharia Elétrica e aprovado pelo Colegiado de Curso até última semana letiva do Calendário Oficial do Campus Piracicaba. O calendário para os PFCs deve observar:
Primeira semana do mês de março:
Primeira semana do mês de setembro:
Defesa do Projeto Final de Curso (PFC)
O agendamento da defesa do PFC deverá obedecer às datas limite estabelecidas em calendário e ocorrerá mediante autorização do professor orientador e a disponibilidade dos membros da banca examinadora. O PFC deverá ser disponibilizado aos membros da banca avaliadora em até 15 dias antes da defesa.
A banca será composta pelo professor orientador e no mínimo mais dois docentes, eventualmente, poderão ser convidados para a banca o coorientador e profissionais da área.
A defesa do PFC será pública, a apresentação do trabalho terá duração de 15 minutos e a arguição e considerações terão duração de 10 minutos para cada componente da banca. Ao final da Defesa os membros da banca se reunirão de forma privada para deliberação do mérito do PFC e o resultado da defesa será: Aprovado ou Reprovado.
Entrega do Projeto Final de Curso Corrigido e Ata de Defesa
A versão final do PFC corrigida pelo aluno e aprovada pelo Professor Orientador, juntamente com a Ata de Defesa deverão ser encaminhadas pelo Professor Orientador ao Coordenador do Curso até o prazo estabelecido em Calendário para os PFCS (Datas limites para entrega das Atas de Defesa e PFCs Corrigidos).
Documentações:
Calendário para os Projetos Finais de Curso
Formulário de cadastramento do PFC e de Professor Orientador
Exemplo de Modelo de PFC (Não obrigatório)
Professores Orientadores e Área de Atuação
O Estágio é considerado o ato educativo supervisionado envolvendo diferentes atividades desenvolvidas no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do educando. Assim, o estágio objetiva o aprendizado de competências próprias da atividade profissional objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.
Para realização do estágio, deve ser observado o Regulamento de Estágio do IFSP, PORTARIA NORMATIVA N.º 70/2022 - RET/IFSP, DE 20 DE OUTUBRO DE 2022, elaborada em conformidade com a Lei do Estágio (Nº 11.788/2008), dentre outras legislações. O estágio pode classificado em:
O aluno poderá fazer estágio em qualquer empresa ou instituição concedente, incluindo o estágio acadêmico nas instituições de ensino como o próprio IFSP.
Todo estágio, não curricular (Não Obrigatório) ou curricular (Obrigatório), será acompanhado e avaliado pelo Supervisor da empresa concedente do estágio e o por Professor Orientador designado. Um estágio somente é oficializado após compromisso firmado entre o Estagiário, a Empresa Concedente e a Instituição de Ensino (IFSP – Campus Piracicaba). Portanto, o estágio e sua validade somente ocorrem da assinatura do Termo de Compromisso de Estágio (TCE), do Plano de Atividades (PA) e o Convênio entre IFSP-Campus Piracicaba e a Empresa Concedente.
O setor responsável pelos estágios no Campus Piracicaba e a Coordenação de Extensão (CEX-PRC) e a Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica (CSEE-PRC) trabalha em conjunto para dar suporte e verificar se os estágios estão relacionados ao Curso de Engenharia Elétrica.
DOCUMENTAÇÕES:
Redes Sociais