Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comissão Própria de Avaliação
Início do conteúdo da página

Comissão Própria de Avaliação

Publicado: Terça, 06 de Setembro de 2016, 09h34 | Última atualização em Quinta, 05 de Outubro de 2023, 11h04 | Acessos: 10145

Resultados e Relatórios

Resultados das Avaliações Institucionais

Relatório referente a 2023

Relatório referente a 2022

Relatório de Ações 2021

 

O que é Autoavaliação Institucional ?

A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada:

  • à melhoria da qualidade da educação superior;
  • à orientação da expansão de sua oferta;
  • ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
  • ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

 

A Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades:


Autoavaliação  Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da auto-avaliação institucional da CONAES.

Avaliação externa – Realizada por comissões designadas pelo Inep, a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das auto-avaliações. O processo de avaliação externa independente de sua abordagem e se orienta por uma visão multidimensional que busque integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva de globalidade.

Em seu conjunto, os processos avaliativos devem constituir um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades.

registrado em:
Fim do conteúdo da página