Perguntas frequentes - Orientações para estágio

Escrito por Alexandre Alvares Tavares | Publicado: Quinta, 01 de Setembro de 2022, 09h02 | Última atualização em Quinta, 01 de Setembro de 2022, 09h24 | Acessos: 3260

Pergunta 01 - Fui Aprovado em uma vaga de estágio, como proceder?

1º Passo)
Termo de Compromisso de Estágio (TCE) e Plano de Atividade (PA) completamente preenchidos e assinados pela empresa concedente e o aluno. Caso a empresa tenha documentações próprias, trazer as documentações assinadas para serem avaliadas pela Coordenação de Extensão. Se for a primeira vez que a empresa esteja contratando um aluno do IFSP – Campus Piracicaba será firmado um convênio entre o IFSP – Campus Piracicaba e a Empresa Concedente. Procurar a Coordenação da Extensão para ver a necessidade deste convênio.

2º Passo)
A documentação preenchida deve ser encaminhada para Coordenação de Extensão (CEX-PRC).

3º Passo)
As documentações seguirão tramites internos, passando por análise da Coordenação de Extensão (CEX-PRC) e posteriormente para Coordenação do Curso da Engenharia Elétrica, caso haja alguma inconsistência será solicitado ao aluno as correções necessárias.

4º Passo)
Documentação aprovada será feita designação de um Professor Orientador que acompanhará o estágio do aluno. A documentação segue para a Direção Geral do Campus para assinatura.

5º Passo)
As documentações assinadas são encaminhadas ao aluno de que deverá enviar para Empresa Concedente.

IMPORTANTE: Caso haja alguma dúvida entre em contato com a Coordenação de Extensão que é responsável por estágio dentro da Instituição.

Pergunta 02 – Estava fazendo um estágio e não fiz o Termo de Compromisso, tem como validar as horas de estágio?

Não, o estágio só é válido quando é assinado Termo de Compromisso de Estágio (TCE) entre o estagiário, a empresa concedente e a instituição de ensino (IFSP – Campus Piracicaba) e Plano de Atividade (PA) pelo professor orientador.

Pergunta 03 – Qual a carga horária do estágio?

O estágio tem carga horária máxima de 30 horas semanais e a jornada diária máxima no dia é de 6 horas.

Pergunta 04 – Por quanto tempo posso renovar meu contrato de estágio?

O estágio pode ser renovado até no máximo 2 anos na mesma empresa, após esse período não é mais permitido por força de lei.

Pergunta 05 – Como minhas horas de estágio são contabilizadas?

As horas de estágio são contabilizadas após a aprovação dos relatórios de estágio, que deverão ser entregues a Coordenação de Extensão (CEX-PRC) via o SUAP. Para tanto, o relatório dever estar preenchido com as descrições das atividades desenvolvidas pelo estagiário e assinado, preenchido com a avaliação do Supervisor de estágio na empresa concedente e assinado, finalmente, preenchido com a avaliação do Professor Orientador e assinado.

Pergunta 06 – Quando o meu estágio termina, tenho que fazer alguma coisa?

Sim, todo estágio, quando do seu encerramento: seja for finalização do contrato por tempo, mudança de estágio por arrumar outro, ou por interesse em finalizá-lo antes do tempo contratual, deve ser obrigatoriamente encerrado. Portanto, deve ser formalizado um termo de rescisão e encerramento do estágio, a Empresa Concedente e a Instituição de Ensino via Coordenação de Extensão devem ser comunicadas para formalização do encerramento.

Pergunta 07 – Posso fazer dois estágios ao mesmo tempo?

Não, o aluno só pode realizar um estágio por vez, no caso de ser aprovado em nova empresa para realizar estágio, o contrato anterior (empresa antiga) deve ser encerrado ante de iniciar na empresa nova. Para isso a Empresa Concedente do encerramento do contrato deve ser comunicada a Instituição de Ensino deve ser comunicada e a formalização do Termo de encerramento (rescisão do estágio) deve ser formalizado.