Iniciação Científica

Escrito por Alexandre Alvares Tavares | Publicado: Terça, 20 de Fevereiro de 2018, 13h05 | Última atualização em Quarta, 31 de Agosto de 2022, 09h41 | Acessos: 9152

A Iniciação Científica é um instrumento de formação que permite introduzir os estudantes na pesquisa científica. É a possibilidade de colocar o aluno desde cedo em contato direto com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa. Nesta perspectiva, a iniciação científica caracteriza-se como instrumento de apoio teórico e metodológico à realização de um projeto de pesquisa e constitui um canal adequado de auxílio e desenvolvimento de habilidades que irão contribuir para a formação da personalidade do aluno.

Os programas de iniciação científica do IFSP campus Piracicaba são os seguintes:

PIBIFSP: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (PIBIFSP) tem como objetivos despertar a vocação científica entre os estudantes de nível médio e superior através da participação em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. Os projetos desenvolvidos neste programa contam com bolsa de pesquisa para o aluno. Os recursos para o pagamento dessas bolsas são provisionados no orçamento do campus. Normalmente, o edital para submissão de projetos é publicado no final do mês de outubro o no começo de novembro.

CNPq (PIBIC/PIBITI): O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. Normalmente, o edital para submissão de projetos é publicado anualmente no mês de maio.

PIVICT: O Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (PIVICT) se refere aos projetos de iniciação científica e/ou tecnológica sem pagamento de bolsa, com a possibilidade de certificação aos participantes pelo IFSP, e aos que contarem com recursos provenientes de agências oficiais de fomento ou geridos por Fundação de Apoio ao IFSP. Anualmente é publicado o calendário com os períodos de submissão de projetos.

FAPESP: Destina-se a alunos de graduação em instituições de ensino superior localizadas no Estado, para desenvolvimento de pesquisa científica (IC) ou tecnológica (IT) sob a direção de um orientador com título de doutor ou qualificação equivalente, avaliado por sua súmula curricular. O aluno já deve ter concluído um número suficiente de disciplinas relevantes para o desenvolvimento do projeto de pesquisa.
Um bom desempenho acadêmico do candidato, evidenciado pelo histórico escolar, é condição essencial para a concessão da bolsa.
A responsabilidade pelo projeto de pesquisa cabe ao orientador, mas o candidato deve estar preparado para discutí-lo e analisar os resultados.
A bolsa deve ser proposta pelo orientador somente depois que estiver convicto de que o aluno tem interesse pelo projeto de pesquisa e tempo disponível para executá-lo, sem prejuízo para suas atividades escolares regulares.
Informações: https://fapesp.br/bolsas/ic