Página inicial > Últimas Notícias > No dia 27 de abril, o grupo teatral Trilha apresentou aos jovens estudantes do IFSP - Câmpus Piracicaba a peça intitulada “Ifigênia”.

Escrito por Marcelo Scomparim | Publicado: Quinta, 04 de Mai de 2017, 17h35 | Última atualização em Quinta, 04 de Mai de 2017, 17h48 | Acessos: 3352

PEÇA IFIGÊNIA NO IFSP – CÂMPUS PIRACICABA

O espetáculo trata da famosa Guerra de Tróia. No contexto da guerra estão desde sempre colocadas as macrorrelações de poder (subjugação territorial, política, econômica, o subtrair e o extinguir material e cultural de uma nação por um povo estrangeiro),  e a elas soma-se o embate entre o masculino e o feminino, tão brutal e preponderante ainda na atualidade. Levando em consideração a máxima necessária de tratar o teatro como o espelho possível da humanidade,  a peça buscou retratar e discutir o contemporâneo através da atualização do mito de Ifigênia.

No depoimento de alguns dos nossos estudantes, reafirmou-se a relevância do trabalho com a dimensão artística no âmbito escolar, como vemos nos trechos abaixo:

“Peça interessante, especial para os alunos do instituto. É fundamental termos contato com esse tipo de expressão artística. É muito gratificante ter contato com a linguagem teatral desde o ensino médio. É bem dinâmico ver os conteúdos das aulas de filosofia serem abordados em linguagem cênica.” Marcela Oliveira Lopes (2º ano do Ensino Médio integrado ao curso de Informática).

“A peça nos leva a pensar sobre a condição da mulher, no contexto da Antiguidade e mesmo no contemporâneo.” Mariana Santos de Deus (2º ano do Ensino Médio integrado ao curso de Informática).

“Gostei particularmente da peça tratar um tema da mitologia grega. A junção da mitologia com a linguagem teatral é mesmo muito bacana. O momento de discussão no final da encenação é

também muito rico.” Eduardo Rocha (2º ano do Ensino Médio integrado ao curso de Informática).

Os atores Carla Sapuppo e Raul Rozados, respectivamente Clitemnestra e Agamêmnon, preparando-se para o início da peça “Ifigênia”.