Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IFSP Piracicaba sedia 1ª Semana do Orgulho em Parceria com Coletivo Madalena
Início do conteúdo da página

IFSP Piracicaba sedia 1ª Semana do Orgulho em Parceria com Coletivo Madalena

Escrito por Felipe Ferreira de Oliveira. | Publicado: Quarta, 23 de Julho de 2025, 10h44 | Última atualização em Sexta, 25 de Julho de 2025, 14h26 | Acessos: 983

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Piracicaba, realizará sua primeira Semana do Orgulho entre os dias 18 e 21 de agosto de 2025. O evento, organizado pelo Coletivo Madalena em colaboração com a Comissão OAB vai à Faculdade e a Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB Subseção Piracicaba, tem como objetivo promover o diálogo, combater a LGBTfobia e celebrar a diversidade de identidades.

O Coletivo Madalena, que lidera a iniciativa, carrega em seu nome uma homenagem a Madalena (Luiz Antonio Leite de Moura), a primeira vereadora travesti da história de Piracicaba. “Uma figura pioneira, líder comunitária que, com coragem e irreverência, quebrou barreiras e levou sua voz aos espaços de poder”, afirma o coletivo. “A existência do Coletivo Madalena é uma resposta à violência e ao apagamento. É a continuação da sua luta por dignidade, respeito e direitos.”

A programação acontecerá na Sala B22 do campus, localizado na Rua Diácono Jair de Oliveira, 1005 – Bairro Santa Rosa.

Programação Detalhada:

Segunda-feira, 18 de agosto, às 19h: A abertura do evento contará com a palestra “Conhecendo a existência LGBTQIAPN+”, ministrada por Karina Sabedot5. Sabedot é psicóloga jurídica na Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Mestre em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pela UNICAMP e especialista em Segurança Pública, Crime Organizado e Cultura da Paz pela UFRGS.

Terça-feira, 19 de agosto, às 10h: A psicóloga Marina de Oliveira Brammann apresentará a palestra “Autenticidade no crachá: o direito de ser quem sou no trabalho”8. Com 30 anos, Brammann é uma mulher cis e lésbica, formada pela UNIMEP, que atua na área de Recursos Humanos e participa ativamente do núcleo de diversidade “Conviver Diversidade” na empresa onde trabalha.

Terça-feira, 19 de agosto, às 19h: A noite será marcada pela Aula Inaugural do 2º semestre da Pós-graduação em Educação em Direitos Humanos, com o lançamento do livro “Manuscritos Matemáticos” de Karl Marx. A obra foi organizada e traduzida por Lucas Barbosa Pelissari, professor da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp.

Quarta-feira, 20 de agosto, às 10h: Caio Prata, advogado e Presidente da Comissão da Promoção da Igualdade Racial da OAB de Piracicaba, abordará os “Aspectos jurídicos da tutela à comunidade LGBT”. Mestre em Direito pela UNESP, Prata é autor do livro “Desiguais perante a lei: racismo e ideologia na justiça criminal paulista” e pesquisador em diversas instituições.

Quarta-feira, 20 de agosto, às 19h: O evento promoverá uma Roda de Conversa com a Professora Dra. Maria José do IFSP – campus Barretos. Com doutorado e mestrado em Ciências Agrárias e graduação em Engenharia Elétrica e Matemática, a professora tem experiência em robótica, computação e pedagogia, com foco em temas como sistemas inteligentes, educação de jovens e adultos, gênero e sexualidade.

Quinta-feira, 21 de agosto, às 19h: Para encerrar a semana, o vereador de Valinhos, Marcelo Yoshida, ministrará a palestra “Desafios da atuação parlamentar municipal na temática LGBT”. Professor de História e advogado com especialização em Educação e Direitos Humanos, Yoshida está em seu segundo mandato e foi o primeiro vereador abertamente LGBT, asiático e professor da rede pública na cidade.

Para mais informações sobre os palestrantes, acesse o perfil do coletivo no Instagram @coletivomadalena.ifsp 

 

Matéria escrita pelo discente do 6° Semestre do Curso de Licenciatura em Física Felipe Ferreira de Oliveira.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página