NAPNE e a equipe de Formação Continuada do IFSP promovem palestra sobre a série Adolescência, da Netflix
O Núcleo de Apoio à Pessoa com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), juntamente com ao Equipe de Formação Continuada do IFSP do campus Piracicaba, promoveu, em 14 de maio, às 19h, um evento especial intitulado: Compreendendo a Adolescência: Reflexões Comportamentais a partir da Série da Netflix. Essa ação faz parte das atividades organizadas por ambas as equipes com a finalidade de fomentar discussões acerca de temas atuais e de relevância social.
O evento contou com a participação do psicólogo Vitor Menegalli, que é pós-graduado em Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada, na tradução para o português) e tratamento do TEA (Transtorno do Espectro Autista). Vitor atua como psicólogo clinico e é docente do curso de Psicologia na Universidade Anhembi Morumbi da cidade, onde compartilha seu conhecimento e experiência com estudantes e futuros profissionais da área.
Neste encontro, foram explorados alguns comportamentos dos personagens da série, em que se buscou entender melhor as mudanças, os desafios e as emoções que fazem parte dessa fase tão importante da vida, que é a adolescência. “Foi uma oportunidade para se discutirem questões como amizades, identidade, conflitos familiares e o impacto das redes sociais, tudo de forma leve e interativa”, afirmou Luciana Valéria Lourenço Grossi, psicopedagoga e coordenadora do NAPNE.
Ela ainda complementa que “houve a possibilidade de ampliarmos a compreensão sobre a adolescência, usando como base uma produção a que muitos já assistiram e que certamente trouxe reflexões relevantes para todos os presentes. Foi uma conversa enriquecedora e cheia de insights, aberta à comunidade interna e externa ao IFSP”.
Haverá outros eventos a serem realizados este ano envolvendo temas relacionados à formação continuada dos docentes, assim como sobre transtornos e outras demandas de pessoas com necessidades educacionais específicas.
22/05/2025
Saliete Domingos de Sousa

Créditos: Luciana Valéria Lourenço Grossi

Créditos: Lilian Marroni

Redes Sociais