Página inicial > Últimas Notícias > 1ª Turma conclui curso de extensão sobre Desinformação e Negacionismo científico

Escrito por Marcelo Scomparim | Publicado: Sexta, 26 de Novembro de 2021, 16h39 | Última atualização em Sexta, 26 de Novembro de 2021, 16h42 | Acessos: 1277

No dia 24 de novembro, a 1ª turma concluiu o curso de extensão “Desinformação, Negacionismo e Fake News no Ensino de Ciências” ofertado pelo IFSP – campus Piracicaba, na modalidade remota, e ministrado pelo Prof. Aldo Aoyagui Gomes Pereira.

O curso foi realizado durante o 2° semestre de 2021 e contou com um público de professores da educação básica, estudantes de pós-graduação e pesquisadores nas áreas de Ensino e Divulgação da Ciência de todas as regiões do Brasil. O objetivo principal foi a discussão de conceitos relacionados ao cenário atual de disseminação de desinformação e fake news sobre ciências, e como o Ensino de Ciências pode contribuir para combater esse cenário nas aulas de ciências.

Para Cyntia Silva Ferreira, aluna de pós-graduação da Universidade Federal de Ouro Preto, o curso de extensão “trouxe informações urgentes e necessárias, e um espaço aberto para diálogo”. Já para Sara Santiago, que atua como professora na Secretaria de Educação da Bahia, “... o curso estabeleceu possibilidades pedagógicas que até então eu não saberia conduzir de maneira segura e fundamentada.  Eu já buscava publicações sobre o negacionismo no ensino de ciências para subsidiar minhas aulas, e o repertório de leituras e debates foi muito proveitoso”. Samanda Sales, estudante de mestrado da Universidade Federal do Maranhão, assegura que “o curso me proporcionou um olhar para a ciência e a sua circulação de forma mais holística”. Para Dayanne de Lima Pinheiro, que atua como professora no município de Niterói e cursa mestrado em Ensino de Ciências da Natureza na Universidade Federal Fluminense, “O curso ampliou substancialmente minha visão sobre o tema. Pode-se dizer que o curso alterou radicalmente meus objetivos de pesquisa e minha concepção sobre como agir diante deste problema”.

A próxima turma do curso está prevista para o semestre que vem (1° semestre de 2022). As inscrições devem ocorrer em janeiro de 2022 e serão divulgadas no site do IFSP – campus Piracicaba.