IFSP realiza curso Pós-Graduação em Assentamento do MST
Entre os dias 5 a 12 de julho, os professores Adelino Francisco de Oliveira e Gustavo Cintra Lima participaram, ministrando aulas, do curso de Pós-Graduação em “Trabalho Associado e Educação para Além do Capital no Brasil e na América Latina”. O diretor do campus Piracicaba, professor Alexandre Silva, também marcou presença no curso, participando do encerramento e de reunião estratégica na Escola Popular Rosa Luxemburgo.
Ocupar o latifúndio do saber! Articulando recursos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), está ministrando o curso de Pós-graduação em Trabalho Associado e Educação para Além do Capital no Brasil e na América Latina, na Escola Popular Rosa Luxemburgo, em Agudos-SP. Com docentes do IFSP, da Unesp e também do próprio MST, o curso conta com cerca de 60 estudantes, todos, de alguma maneira, com vínculos com a questão agrária, oriundos de diversas regiões do Brasil.
Democratizar o acesso ao conhecimento! O Brasil, historicamente, se constituiu como um país profundamente injusto, com forte concentração das riquezas socialmente produzidas nas mãos de uma pequena elite econômica. Esta perversa realidade se reproduziu também no campo do conhecimento, que nunca foi socializado. Contrapondo-se a esta lógica histórica de exclusão, a pós-graduação “Trabalho Associado e Educação para Além do Capital no Brasil e na América Latina” contempla a perspectiva fundamental de garantir o acesso à educação no contexto rural. A educação no campo é um direito. O acesso ao conhecimento, que é um bem coletivo, desvela-se também como um importante instrumento de transformação social.

Aula sobre Educação Popular e a Formação do Povo Brasileiro, com o professor Gustavo Cintra
Crédito: @filipeaugustoeres

Diretor do campus Piracicaba acompanha aula na pós-graduação em “Trabalho Associado e Educação para Além do Capital no Brasil e na América Latina”
Crédito: Adelino Francisco de Oliveira

Reunião para discussão sobre proposta de pós-graduação em “Educação em Direitos Humanos e Agroecologia”
Crédito: Lucas da Silva

Redes Sociais