Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas Noticias > Cursos > Matriz curricular do Curso de Engenharia Mecânica
Início do conteúdo da página

Matriz curricular do Curso de Engenharia Mecânica

Escrito por Marcelo Scomparim | Publicado: Sexta, 14 de Setembro de 2018, 08h27 | Última atualização em Sexta, 14 de Setembro de 2018, 08h28 | Acessos: 14858

A estrutura Curricular do Curso de Engenharia Mecânica está planejada para uma carga horária mínima de 3.603,3 horas, sendo 3198,3 horas em disciplinas obrigatórias, 160 horas em estágio supervisionado obrigatório, 245 horas de trabalho de graduação de conclusão de curso obrigatório. Considerando, a oferta da disciplina optativa “Iniciação a Libras” de 31,7 horas e as atividades complementares de 40 horas tem-se uma carga horária máxima de 3675 horas. 

O prazo para integralização do curso é de cinco anos distribuídos em dez períodos letivos semestrais. Durante os três primeiros períodos, o aluno cursará disciplinas de caráter básico em diversas áreas do conhecimento, tais como Matemática, Física, Química e Mecânica dos Fluidos, além de disciplinas específicas da área, como: Introdução à Engenharia Mecânica, Desenho Assistido por Computador, Metrologia Industrial, entre outras. A partir do quarto semestre, o aluno passará a cursar as demais disciplinas da Engenharia Mecânica. 

O currículo foi balanceado em relação às três áreas tradicionais da Engenharia Mecânica: Processos de Fabricação, Projeto Mecânico e Térmica e Fluidos. O princípio para a constituição do currículo foi deduzido em cinco categorias: contextualização do conhecimento, prática reflexiva, interdisciplinaridade, homologia de processos e os eixos delineados e indicados na matriz curricular proposta no parecer da Resolução CNE/CES nº 11, de 11 de março de 2002. A articulação entre esses componentes dentro do itinerário formativo. 

Abaixo, é apresentado o link da Resolução 1039 de 12 de Novembro de 2013 que aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica do Campus de Piracicaba e sua respectiva Matriz Curricular.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página