Página inicial > Todas Noticias > Cursos > Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado em Engenharia Mecânica

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado em Engenharia Mecânica

Publicado: Segunda, 03 de Setembro de 2018, 15h22 | Última atualização em Terça, 13 de Novembro de 2018, 13h05 | Acessos: 3467

Os critérios para o desenvolvimento e avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) estão de acordo com as Normas Acadêmicas do IFSP - Resolução 859 de 7 de maio de 2013 - e a Legislação vigente.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui-se numa atividade curricular, de natureza científica, em campo de conhecimento que mantenha correlação direta com o curso. Deve representar a integração e a síntese dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, expressando domínio do assunto escolhido.

Assim, os objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso são:

- Consolidar os conhecimentos construídos ao longo do curso em um trabalho de pesquisa ou projeto;
- Possibilitar, ao estudante, o aprofundamento e articulação entre teoria e prática;
- Desenvolver a capacidade de síntese das vivências do aprendizado adquirido pelo estudante.

De acordo com o art. 7º da resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002, parágrafo único descreve: “É obrigatório o trabalho final de curso como atividade de síntese e integração de conhecimento.”

A seguir, estão definidas as normas para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso para o curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica do IFSP – CÂMPUS de Piracicaba:

a) Início: A partir do 9º semestre;
b) Pré-requisito: conclusão de todas as disciplinas até o 8º semestre, inclusive.
c) Carga horária: 245 horas extraclasses.
d) Orientação: A monografia será desenvolvida sob orientação de um dos docentes do curso com possibilidade de coorientação de outro docente do câmpus. Deverá ser acompanhado pelo orientador desde a elaboração da metodologia de pesquisa e da coleta de dados, até a redação final. Para a realização da monografia deverão ser observados os seguintes itens:
• O aluno já deverá ter concluído todas as disciplinas até o 8 º semestre.
• Vinculação da temática a proposta do curso de graduação em questão;
• Pertinência e contribuição científica ou tecnológica do problema de estudo;
• Pertinência e qualidade do quadro referencial teórico com a problemática estudada;
• Adequação da metodologia aplicada ao problema em estudo;
• Atendimento às normas brasileiras para a elaboração de trabalhos científicos, em especial ao documento “Guia de Orientação à Normalização de Trabalhos Acadêmicos”, do IFSP (2011);
• O aluno escolherá um tema de seu interesse, dentro da abrangência do programa, e dentre aqueles oferecidos pelos orientadores do quadro de docentes permanentes para a concretização da Monografia.
e) Apresentação: O TCC será desenvolvido sob a forma de monografia. Será feita uma apresentação pública para banca composta pelo orientador e no mínimo outros dois profissionais e/ou docentes da área, onde o aluno fará a defesa do trabalho elaborado. A apresentação constará de 15 a 30 minutos para apresentação do trabalho e 10 a 15 minutos para arguição e considerações para cada componente da banca.
f) Coordenação: Compete ao Coordenador do Curso, ao final de cada semestre letivo, o encaminhamento, para a Coordenadoria de Registros Escolares, da ata de defesa de monografia ou documento equivalente que ateste o cumprimento do componente curricular.

Avaliação: a avaliação será realizada por uma banca examinadora composta pelo professor orientador e no mínimo outros dois profissionais e/ou docentes da área de saber do TCC avaliado. É responsabilidade do orientador, preecher  o documento: "Cadastro do TCC no SUAP", disponível e encaminhar ao coordenador antes do final do semestre letivo.