IFSP Piracicaba sedia 1ª Semana do Orgulho em Parceria com Coletivo Madalena
O Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Piracicaba, realizará sua primeira Semana do Orgulho entre os dias 18 e 21 de agosto de 2025. O evento, organizado pelo Coletivo Madalena em colaboração com a Comissão OAB vai à Faculdade e a Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB Subseção Piracicaba, tem como objetivo promover o diálogo, combater a LGBTfobia e celebrar a diversidade de identidades.
O Coletivo Madalena, que lidera a iniciativa, carrega em seu nome uma homenagem a Madalena (Luiz Antonio Leite de Moura), a primeira vereadora travesti da história de Piracicaba. “Uma figura pioneira, líder comunitária que, com coragem e irreverência, quebrou barreiras e levou sua voz aos espaços de poder”, afirma o coletivo. “A existência do Coletivo Madalena é uma resposta à violência e ao apagamento. É a continuação da sua luta por dignidade, respeito e direitos.”
A programação acontecerá na Sala B22 do campus, localizado na Rua Diácono Jair de Oliveira, 1005 – Bairro Santa Rosa.
Programação Detalhada:
Segunda-feira, 18 de agosto, às 19h: A abertura do evento contará com a palestra “Conhecendo a existência LGBTQIAPN+”, ministrada por Karina Sabedot5. Sabedot é psicóloga jurídica na Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Mestre em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pela UNICAMP e especialista em Segurança Pública, Crime Organizado e Cultura da Paz pela UFRGS.
Terça-feira, 19 de agosto, às 10h: A psicóloga Marina de Oliveira Brammann apresentará a palestra “Autenticidade no crachá: o direito de ser quem sou no trabalho”8. Com 30 anos, Brammann é uma mulher cis e lésbica, formada pela UNIMEP, que atua na área de Recursos Humanos e participa ativamente do núcleo de diversidade “Conviver Diversidade” na empresa onde trabalha.
Terça-feira, 19 de agosto, às 19h: A noite será marcada pela Aula Inaugural do 2º semestre da Pós-graduação em Educação em Direitos Humanos, com o lançamento do livro “Manuscritos Matemáticos” de Karl Marx. A obra foi organizada e traduzida por Lucas Barbosa Pelissari, professor da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp.
Quarta-feira, 20 de agosto, às 10h: Caio Prata, advogado e Presidente da Comissão da Promoção da Igualdade Racial da OAB de Piracicaba, abordará os “Aspectos jurídicos da tutela à comunidade LGBT”. Mestre em Direito pela UNESP, Prata é autor do livro “Desiguais perante a lei: racismo e ideologia na justiça criminal paulista” e pesquisador em diversas instituições.
Quarta-feira, 20 de agosto, às 19h: O evento promoverá uma Roda de Conversa com a Professora Dra. Maria José do IFSP – campus Barretos. Com doutorado e mestrado em Ciências Agrárias e graduação em Engenharia Elétrica e Matemática, a professora tem experiência em robótica, computação e pedagogia, com foco em temas como sistemas inteligentes, educação de jovens e adultos, gênero e sexualidade.
Quinta-feira, 21 de agosto, às 19h: Para encerrar a semana, o vereador de Valinhos, Marcelo Yoshida, ministrará a palestra “Desafios da atuação parlamentar municipal na temática LGBT”. Professor de História e advogado com especialização em Educação e Direitos Humanos, Yoshida está em seu segundo mandato e foi o primeiro vereador abertamente LGBT, asiático e professor da rede pública na cidade.
Para mais informações sobre os palestrantes, acesse o perfil do coletivo no Instagram @coletivomadalena.ifsp
Matéria escrita pelo discente do 6° Semestre do Curso de Licenciatura em Física Felipe Ferreira de Oliveira.


Redes Sociais