IFSP Piracicaba realiza atividades na Semana do Dia Nacional do Livro
Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, celebrado em 29 de outubro, o IFSP campus Piracicaba promoveu uma programação especial, com o apoio dos servidores Aline Espassa Caldeira, Daniele Molina Hiromitus, Danielle dos Navegantes Sarmento e Jussara Brandão Venturini, além de alguns docentes. O objetivo foi incentivar a leitura e estimular uma maior utilização do espaço pela comunidade acadêmica. A data faz referência à criação da Biblioteca Nacional do Brasil, em 1810.
As atividades incluíram uma Oficina e um Torneio de Xadrez, organizados pelo professor Paulo Henrique Leal, de Educação Física, na própria biblioteca. O sistema utilizado no torneio foi o suíço, em que os vencedores jogam entre si, e os perdedores também se enfrentam. Nem todos os participantes conseguiram concluir todas as partidas, mas há a possibilidade de o campeonato continuar futuramente.
Além dessas atividades esportivas, a programação contou com uma palestra intitulada Relacionamentos abusivos e violência contra a mulher: o olhar da mídia brasileira, promovida pela docente de língua portuguesa Ana Gabriela Périco e pela servidora técnica e membro do NUGS (Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade) Jussara Brandão Venturini. O objetivo, além de divulgar o tema, o qual é de grande relevância, foi divulgar o livro Histórias de morte matada contadas feito morte morrida, das jornalistas Niara de Oliveira e Vanessa Rodrigues. Elas fizeram uma análise das manchetes de feminicídios ocorridos no Brasil em um período de quarenta anos.
Durante a semana, também ocorreu uma campanha de doação de livros de literatura para a biblioteca do campus, a qual obteve boa adesão entre alunos e professores. A professora Ana Gabriela foi uma das doadoras, assim como muitos estudantes aproveitaram a oportunidade para contribuir. “É uma ação muito importante, porque muitas vezes temos títulos em casa que já lemos, mas podem ser lidos por muito mais pessoas”, afirmou a docente. A ação fez parte da Semana do Perdão, na qual os alunos com livros atrasados puderam quitar suas pendências doando um título de literatura.
Com a futura mudança para um novo prédio, há planos de se ampliar o acervo literário, tornando a biblioteca ainda mais atrativa e acolhedora para a comunidade escolar. “Queremos incentivar a leitura e o uso da biblioteca. Esses eventos ajudam a movimentar o espaço e a aproximar os alunos dos livros”, destacou Danielle dos Navegantes Sarmento, presidente da organização do evento e servidora da biblioteca.

Programação do Dia Nacional do Livro, do IFSP campus Piracicaba

Palestrantes Jussara Brandão Venturini (esq.) e Ana Gabriela Périco (dir.)
Crédito: Felipe Ferreira de Oliveira

Torneio de xadrez, com estudantes e o docente organizador Paulo Henrique Leal.
Crédito: divulgação

Redes Sociais