Página inicial > Notícias em destaque > Alunos do IFSP Piracicaba conquistam medalhas na OBA e MOBFOG (atualizado).

Alunos do IFSP Piracicaba conquistam medalhas na OBA e MOBFOG (atualizado).

Escrito por Marcelo Scomparim | Publicado: Terça, 03 de Agosto de 2021, 11h44 | Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2023, 14h02 | Acessos: 2886

Estudantes do IFSP Piracicaba conquistam 15 medalhas na 24a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na 15a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), eventos realizados anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Em 2021, a OBA foi realizada de forma virtual, entre os dias 27 e 28 de maio. Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, 11 estudantes aceitaram o desafio de realizar as provas online. Lucas Barboza de Mori conquistou a medalha de ouro e Lucas Rossato a medalha de prata. Pelo desempenho, eles poderão participar das seletivas dos alunos que representarão o Brasil em olimpíadas internacionais em 2022.

A MOBFOG contou com a participação de doze alunos e todos conquistaram medalhas em pelo menos uma das modalidades de lançamento de foguetes: real ou virtual. Nos lançamentos reais, os alunos tinham que lançar seus foguetes, construídos com garrafas PET afim de obter o maior alcance horizontal possível. O aluno Lucas Rossato conquistou medalha de prata na modalidade real, lançando seu foguete com alcance horizontal de 170 metros. Pelo seu desempenho, ele poderá participar da Jornada de Foguetes, evento que reúne as equipes campeãs das escolas para lançar foguetes e participar de oficinas, palestras e atividades em planetário. Além disso, as outras equipes formadas pelos estudantes Ana Lívia Castorino, Sabrina Moraes e Vitória Caroline da Silva Mata, Caio Giraldelli Ulrich e Thiago Augusto Ribeiro conquistaram a medalha de bronze.

Na modalidade virtual, as equipes projetaram seus foguetes através do software OpenRocket com o objetivo de obter o maior apogeu possível. Todos os participantes conquistaram medalhas de bronze, sendo a equipe composta pelos alunos Gabriel Matheus de Souza, Lucas Rossato e Lívia Fabianny Silva Tavares a que obteve o maior apogeu, de 287 metros. Com valores muito próximos, as outras equipes participantes formadas pelos estudantes Brenda Rodrigues Silva, Lucas Barboza de Mori, Marcos Joel Santamaria da Silva e Kaiki Rogério Fernandes também conquistaram medalha de bronze.

Responsável pela inscrição e acompanhamento do grupo de estudantes na OBA e MOBFOG, o professor Marcelo Cardinali destaca o grande empenho dos alunos. "No meio de tantas atividades escolares e dificuldades impostas pela pandemia, pude acompanhar o esforço e dedicação deles nas olimpíadas. Agora vamos seguir na preparação para as próximas etapas." A olimpíada também contou com o apoio dos Professores Natanael Itepan e Nelio Henrique Nicoleti.

A OBA e a MOBFOG tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, diretores, pais e escolas.