Página inicial > Notícias em destaque > Projeto de extensão Conheça o IFSP (CIF) traz alunos de outros colégios para conhecer o câmpus

Escrito por Marcelo Scomparim | Publicado: Terça, 08 de Outubro de 2019, 15h04 | Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2023, 14h02 | Acessos: 2426

O projeto de extensão “Conheça o IFSP” foi criado com o objetivo de trazer estudantes do 9º ano do ensino fundamental para conhecer a estrutura e o ensino médio técnico integrado do campus Piracicaba, a fim de estimulá-los a se inscreverem em nosso processo seletivo.

Já havia sido considerada inicialmente, porém, a possibilidade de apresentar também os cursos superiores, caso houvesse interessados. Isso acabou se concretizando já que estamos recebendo estudantes que já cursam o ensino médio, além dos de fundamental.

Essencialmente, o propósito também é divulgar o IFSP Piracicaba de maneira geral, já que o nosso nome ainda não é tão amplamente conhecido na cidade.

A visita é composta por um tour pelos três blocos do campus e por uma apresentação expositiva sobre os cursos, forma de ingresso etc. Os alunos têm a oportunidade de tirarem as suas dúvidas sobre como entrar e sobre como é estudar no Instituto Federal. Geralmente, muitos já saem da visita pensando em se inscrever para a seleção.

O agendamento é feito online pelas escolas e as visitas são realizadas em turmas de aproximadamente 20 estudantes. Além do coordenador do projeto, o professor Paulinho Leal, há 4 monitoras, alunas do integrado, que são bolsistas do Conheça o IFSP.

Até agora já recebemos dois colégios municipais de São Pedro e um colégio particular de Piracicaba.

Uma dificuldade observada é em relação ao transporte, com o qual infelizmente não conseguimos contribuir. Alguns colégios já cancelaram a visita por não terem conseguido o meio de transporte até o Instituto.

A agenda de visitações está aberta até o final de outubro, com horários disponíveis nos períodos da manhã e tarde. As inscrições para o Integrado também já estão acontecendo. Se você busca um ensino público, gratuito e de excelência, se inscreva e #VemProIF.