Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Mecânica.
O Projeto Pedagógico de um curso é pensar a construção de sua identidade. A construção do projeto deve ser fruto de uma ação intencional definida coletivamente pelos professores do departamento e/ou área proponente, em função das opções e escolhas de caminhos e prioridades na formação do profissional desejado.
O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) tem dupla dimensão: a de orientação e de condução do presente e do futuro de uma formação profissional comprometida e responsável.
Comprometida, no sentido de manter-se em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas pelo Ministério da Educação e para atender as demandas acadêmicas relacionadas às peculiaridades da formação do profissional desejado. Isso significa uma articulação dos pressupostos do PPC com as metas estabelecidas no Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Responsável no sentido, ao tratar das políticas de ensino, a partir das dimensões ensino, pesquisa e extensão, a formulação dos PPCs, deve considerar os seguintes aspectos: a) articulação entre a teoria e a prática, b) desenvolvimento de competências profissionais, c) flexibilidade curricular, articulação entre ensino, pesquisa e extensão.
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