IFSP celebra o Dia do Meio Ambiente
Maria Beatriz da Silva Santos e Ana Gabriela Périco
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em cinco de junho, o IFSP campus Piracicaba organizou o 1º Encontro – Dia do Meio Ambiente, no último dia dez, a fim de conscientizar os estudantes acerca da importância de se preservar o meio ambiente. Essa iniciativa partiu de um grupo de servidores da instituição que, sensibilizado com as questões ambientais, criou uma comissão, a Comissão do Meio Ambiente.
O dia contou com palestras, tanto para o ensino médio quanto para o ensino superior, organizadas pelos professores Luis Nelson Prado Castilho, da área de Química, e Philippe Waldhoff, da área de Direitos Humanos, e com a presença de Marta Maria Lopes Rezende e Thiago Luiz Alves de Oliveira, membros da Cooperativa Ecovida, situada no bairro do IFSP, Santa Rosa dos Ipês. Marta, que é professora aposentada, explica que a Ecovida é uma cooperativa de trabalho e prestação de serviço que possui um projeto de reciclagem. “A gente trouxe aqui uma dinâmica hoje das três frações do que seria o lixo. E mostrando que o lixo é composto por resíduos orgânicos e resíduos sólidos, e, que desse montante, somente vinte por cento é realmente rejeito, que não serve para absolutamente nada”, explica sobre uma das atividades que houve no dia.
Além disso, houve uma fala proferida pelo docente Luis Nelson com diversas informações importantes, como, por exemplo, a aprovação da Lei nº 12.305/2010, a qual institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a qual passou a ser regulamentada somente em 2022. Ele também falou sobre alguns prazos que precisam ser cumpridos, o que só vai acontecer se a população começar a fazer sua parte e começar a cobrar, para que instâncias superiores também cumpram seu dever.
Outro dado importante trazido é que, desde agosto de 2024, não era para existir mais nenhum lixão, porém, em 2026, quase dois anos depois, trinta e seis por cento dos municípios brasileiros ainda têm lixões. A previsão da PNRS era de que até 2032 todos os municípios do Brasil contassem com aterros sanitários, e que em 2026 houvesse, no mínimo, aterros controlados ao invés de lixões. “Se nós não conseguimos acabar com o lixão, achar que até 2032 a gente vai ter aterro sanitário em todos os municípios é sonhar com uma situação que provavelmente não vai acontecer”, ressalta o docente.
Além de tudo isso, durante a tarde, com o ensino médio, houve um passeio fotográfico no Parque Jequitibá, onde os alunos, acompanhados pelos professores responsáveis e pelas servidoras Luciana Grossi e Danielle Dornellas Helpes de Castro, andaram pelo parque tirando fotos e buscando uma experiência mais sensorial. A ideia foi proporcionar uma experiência educativa e prática, estimulando a observação da natureza, a criatividade e a reflexão sobre questões ambientais.
Em decorrência da parceria com a Cooperativa Ecovida, surgiu a proposta de que, a partir do segundo semestre desse ano, o Instituto Federal de Piracicaba comece a tratar a coleta e o descarte de lixo de forma mais contundente. O intuito é colocar bem mais lixeiras recicláveis no campus, para que a coleta seletiva se espalhe por diversos espaços, e não se concentre apenas no bloco B, onde já existem algumas. “Não temos tempo mais para esperar que a próxima geração faça, a gente faz agora ou eu não sei se a geração de netos de vocês terá minimamente condições de sobrevivência nesse planeta”, alerta o professor Luis Nelson.
O evento aponta para “o início de uma caminhada que queremos construir coletivamente em nosso campus”, afirma o diretor Alexandre Silva. “Ver o envolvimento de estudantes, servidores e comunidade externa ao longo do dia reforça a importância de criar espaços de diálogo, aprendizado e sensibilização sobre as questões ambientais. Fiquei muito satisfeito com o resultado alcançado e espero que este seja apenas o primeiro de muitos encontros, fortalecendo cada vez mais a cultura de sustentabilidade e responsabilidade com o futuro”.

Marta Rezende, da Cooperativa Ecovida, com os alunos das engenharias.
Crédito: Ana Gabriela Périco

Professor Philippe Waldhoff, com os alunos do ensino médio, no Parque Jequitibá
Crédito: Maria Beatriz da Silva Santos

Professor Luis Nelson em palestra com estudantes do ensino médio
Crédito: Maria Beatriz da Silva Santos
Caminhada durante passeio fotográfico com estudantes do ensino médio
Crédito: Maria Beatriz da Silva Santos

Redes Sociais