Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Início do conteúdo da página

REMATRÍCULA 1º SEMESTRE DE 2025

Escrito por Secretaria | Publicado: Segunda, 20 de Janeiro de 2025, 18h13 | Última atualização em Segunda, 20 de Janeiro de 2025, 18h13 | Acessos: 1117

COMUNICADO 001/2025 – CRA

REMATRÍCULA

1º SEMESTRE DE 2025

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

 

Comunicamos a todos os(as) estudantes matriculados(as) nos cursos Superiores, Pós-graduação e Técnico em Mecânica do Campus Piracicaba que o período de REMATRÍCULA para o 1º semestre de 2025 estará disponível por meio do sistema SUAP no período de 07 a 17 de fevereiro 2025.

ATENÇÃO: Esclarecemos que a Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA) não possui competência técnico-científica para delegar sobre equivalências entre disciplinas. Assim sendo, destacamos que é de responsabilidade do próprio estudante averiguar a viabilidade de requerimentos desta natureza; devendo, para isso, consultar o Plano Pedagógico do Curso (PPC), disponível em <https://prc.ifsp.edu.br/index.php/superiores>, e/ou o coordenador de seu curso para mais esclarecimentos.

No dia 18/02/2025 o sistema acadêmico será processado e o(a) estudante que realizou a rematrícula pelo SUAP poderá conferir as disciplinas que foram deferidas. Caso não seja contemplado em alguma de suas escolhas, haverá um período de ajuste, de, 19 a 25/02/2025 em que o sistema será reaberto e os(as) estudantes terão a oportunidade de escolher outras disciplinas no lugar daquelas que foram indeferidas.

Neste período de ajuste, estudantes que perderam o prazo inicial da rematrícula também poderão realizar o processo e regularizar a sua situação acadêmica.

ATENÇÃO: Nesse período de ajuste NÃO será possível excluir nenhuma disciplina já deferida no primeiro período; apenas estará aberto para novas seleções, ou seja, para inclusão de disciplinas.

 

CONSULTA AO PEDIDO DE REMATRÍCULA

 

O(a) estudante poderá consultar a solicitação de Rematrícula na aba “Pedidos de Renovação de Matrícula” em sua área de aluno no SUAP. O pedido estará identificado como 2025/1 – Rematrícula para o 1º Semestre de 2025. A situação do pedido constará em amarelo, com a informação “Em_Andamento”.

No dia seguinte ao processamento das solicitações, as disciplinas deferidas poderão ser consultadas na mesma aba “Pedidos de Renovação de Matrícula”. A situação do pedido estará em verde, com a informação “Processado”.

Caso o(a) estudante realize a rematrícula no período de ajuste, as disciplinas deferidas poderão ser consultadas a partir do dia 27 de fevereiro de 2025.


ATESTADO DE MATRÍCULA DO 1º SEMESTRE DE 2025

 

Os atestados de matrícula do 1º semestre de 2025 estarão disponíveis SOMENTE após o processamento da rematrícula, ou seja, a partir de 19/02/2025, para os(as) estudantes que realizarem o processo de rematrícula no período de 07 a 17/02/2025. Estudantes que realizarem o processo de rematrícula no período de ajuste (de 19 a 25/02/2025) terão acesso ao atestado de matrícula SOMENTE a partir de 27/02/2025.

 

IMPORTANTE

Estudantes que reprovaram todas as disciplinas por falta no segundo semestre de 2024, e que tenham o ACESSO NEGADO ao sistema de rematrícula, deverão protocolar um requerimento no SUAP no mesmo período de rematrícula (07 a 17/02/2025).

Ao acessar o sistema acadêmico com o seu login e senha:

  • em "Dados do Aluno" selecione a aba "Requerimentos". Clique no botão "Adicionar Requerimento" e selecione a opção "Assuntos Diversos".

  • na próxima tela, em "Tipo Requerimento", selecione a opção "Rematrícula" e na descrição explique o motivo por ter reprovado por faltas no semestre anterior. Informe também o seu contato de e-mail e telefone.

  • faça o upload do formulário "Rematrícula em Disciplinas; Série; Módulo" preencha com as disciplinas que deseja cursar no 1º semestre de 2025 (OBSERVAÇÃO: os horários das disciplinas podem ser consultadas pelo site do campus: https://prc.ifsp.edu.br/index.php/horarios-das-aulas) e, em seguida, anexe ao requerimento no campo "Documentos" - "Formulário "Rematrícula em Disciplinas;Série; Módulo".

    • Segue link onde é possível baixar o formulário e preencher: https://drive.ifsp.edu.br/s/Telw2fiYl0dDG9n.

Essas solicitações serão analisadas, podendo ser deferidas ou não, de acordo com o número suplementar de vagas ofertadas e com os critérios estabelecidos pela Instrução Normativa PRE/IFSP nº 003, de 10 de julho de 2017 e pela Organização Didática vigente.

OBS: Para consultar a resposta do requerimento de Rematrícula, o(a) estudante deverá acessar o próprio requerimento no sistema, onde a resposta será registrada.

 

Estudantes trancados no semestre anterior também devem realizar o processo normalmente, via SUAP, selecionando as disciplinas que deseja cursar no 1º semestre de 2025.

 

Estudantes que já concluíram todas os componentes curriculares e que ainda não entregaram as Atividades Complementares, Estágio, TCC e/ou não participaram da Colação de Grau, também devem realizar, obrigatoriamente, a rematrícula via sistema selecionando a opção “matrícula de vínculo”.

 

Essa etapa da rematrícula tem caráter obrigatório e deverá ser efetuada pelo próprio estudante ou seu representante legal. O aluno que deixar de efetuá-la dentro do prazo estabelecido sofrerá as penalidades previstas na Organização Didática vigente, podendo inclusive provocar o cancelamento de sua matrícula na instituição.

 

Acesse o passo a passo com as orientações detalhadas:

TUTORIAL PARA REALIZAR A REMATRÍCULA - CURSOS TÉCNICO EM MECÂNICA, GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

TUTORIAL PARA REALIZAR A REMATRÍCULA - CURSOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página