Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Alunos do ensino médio (curso de Manutenção Automotiva) acompanharam os eventos práticos associados ao teste operacional de um forno solar.

Escrito por Marcelo Scomparim | Publicado: Sábado, 25 de Novembro de 2017, 07h51 | Última atualização em Sábado, 25 de Novembro de 2017, 08h27 | Acessos: 1363

Na tarde da última segunda-feira, 13/11/17, os professores Carlos Oian (Mecânica) e Nélio Nicoleti (Física), responsáveis, respectivamente, pelas disciplinas de Mecânica Automotiva e Física, para as turmas A e B do 1° ano do ensino médio (curso de Manutenção Automotiva) acompanharam os eventos práticos associados ao teste operacional de um forno solar. 

O evento contou com a participação de 5 grupos de alunos, os quais após pesquisar, projetar e construir um forno solar, acompanharam seu teste prático, o qual se deu através da preparação de um bolo. 

O forno solar é um tipo de forno, ecologicamente correto, o qual é empregado em comunidades carentes e substitui com êxito relativo os fornos à gás, elétrico ou à carvão, com baixo custo operacional. Neste sistema, emprega-se a energia solar associada a um sistema de isolamento térmico para se criar um ambiente aquecido responsável pelo cozimento dos alimentos. 

A prática envolveu cerca de 35 alunos do ensino médio e contou com a visita de outros docentes e funcionários do IFSP-PRC, os quais prestigiaram e presenciaram o entusiasmo e a criatividade dos alunos. 

Os projetos mostraram-se criativos e efetivos, e os resultados foram satisfatórios, e atestaram a capacidade, o envolvimento e o quão nossos alunos são capazes de transformar uma ideia, devidamente suportada pelos docentes em algo concreto.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página