Professor do IFSP - Câmpus Piracicaba participa do I Simpósio Internacional da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto): propostas e desafios na educação contemporânea.

Escrito por Marcelo Scomparim | Publicado: Quarta, 17 de Mai de 2017, 09h58 | Última atualização em Quarta, 17 de Mai de 2017, 10h01 | Acessos: 1940

No ultimo dia 09 de maio o Professor Valter César Montanher do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP Campus Piracicaba proferiu a palestra: Aprendizagem baseada em problemas no Ensino de Ciências como convidado no

O evento teve como objetivo principal, segundo sua coordenadora, contribuir em alguns aspectos na formação inicial e continuada de professores. Como pesquisadores na área de Ensino, percebemos que os cursos de licenciaturas da UFOP têm contribuído de forma importante, para alterar o cenário da Educação Básica, no que tange à formação dos docentes em exercício. Dessa maneira, queremos compartilhar as experiências dos nossos colegas, mostrando que, as modificações no ensino são possíveis e que as ideias expressas nos documentos oficiais podem ocorrer nas salas de aula, das escolas públicas brasileiras, desde que as estratégias de ensino sejam produzidas em um ambiente, que requer abertura de espírito para romper paradigmas, estudo da Literatura, busca de materiais e métodos para além do livro didático, transposição para a clientela atendida e muita reflexão. Assim, acreditamos que o evento vem ao encontro dessas necessidades e possibilitaria uma mudança no cenário da Educação Básica e na formação de professores.

Coordenação geral: Profa. Dra. Michele Hidemi Ueno Guimaraes

​Convidados:

Prof. Dr. André Robert – Université Lumière Lyon 2

Prof. Dr. Marcelo Ricardo Pereira – Universidade Federal de Minas Gerais

Prof. Dr. Fabio Augusto Rodrigues e Silva – Universidade Federal de Ouro Preto

Prof. Dr. Valter César Montanher – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Wellington Clayton Silva e Profa. Dra. Maria Eugênia Silva Nunes – Universidade Federal de Ouro Preto

Prof. Dr. Gilmar Pereira de Souza – Universidade Federal de Ouro Preto

Prof. Dr. Roberto Nardi – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Profa. Dra. Ana Cristina Ferreira – Universidade Federal de Ouro Preto

Profa. Dra. Margareth Diniz – Universidade Federal de Ouro Preto

Prof. Dr. Elmo Salomão Alves – Universidade Federal de Minas Gerais