Escrito por Marcelo Scomparim | Publicado: Terça, 09 de Mai de 2017, 14h39 | Última atualização em Terça, 09 de Mai de 2017, 14h40 | Acessos: 1751

“Pertencimento ao IFSP-PRC: postura de estudante ou de aluno?”

Nas sextas-feiras dos dias 18 e 25 de março e 1 de abril, a equipe da Coordenadoria Sociopedagógica (CSP) desenvolveu um trabalho educacional com os estudantes do primeiro ano dos cursos técnicos integrados.

O projeto denominado “Pertencimento ao IFSP-PRC: postura de estudante ou de aluno?” teve como objetivo principal fomentar o sentimento de pertencimento e de valorização de nossa instituição nos ingressantes 2017.  Para isso, os (as) servidores (as) planejaram uma ação com três momentos distintos, porém pedagogicamente entrelaçados: em um primeiro encontro, foi apresentado um breve panorama da história da educação no Brasil e da história dos Institutos Federais; na semana seguinte, realizou-se uma orientação prática de estudos que, dentre outros aspectos, discutiu a diferença entre a postura de um(a) “aluno (a)” e um(a) “estudante” e gerenciamento do tempo; e por fim, iniciou-se um projeto de orientação profissional, com continuidade prevista ao longo do curso.

Vale ressaltar que uma das estratégias utilizadas pelo CSP foi convidar uma estudante egressa (2015) do curso integrado em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, que atualmente está matriculada no curso de Engenharia Mecânica do câmpus, para compartilhar suas experiências como ex-aluna do IFSP – Câmpus Piracicaba.

Em suma, a CSP recebeu um retorno positivo por parte dos estudantes, sendo que vários deles sugeriram novos temas para discussão ou mesmo o aprofundamento do trabalho iniciado.

Servidores (as) da CSP desenvolvendo o tema com os estudantes do primeiro ano dos Cursos Técnicos Integrados em Informática e Manutenção Automotiva.

Estudante egressa do curso integrado compartilhando suas experiências com os ingressantes de 2017.