Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Convite à Parceria em Projeto de Extensão do curso de Bacharelado em Engenharia de Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - campus Piracicaba (IFSP-PRC)

Escrito por Alexandre Alvares Tavares | Publicado: Terça, 10 de Fevereiro de 2026, 13h50 | Última atualização em Quarta, 11 de Fevereiro de 2026, 17h09 | Acessos: 105

O mercado atual exige melhorias constantes, mas, muitas vezes, problemas operacionais acabam ficando em segundo plano devido à rotina acelerada.

Sua entidade tem um desafio? Nossos alunos podem contribuir para solução.

Os alunos do curso de Bacharelado em Engenharia de Computação (BEC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – campus Piracicaba (IFSP-PRC) convidam entidades a participar como parceiros no projeto de extensão “Semanas de Atividades ligadas à Engenharia de Computação no ano de 2026”, especificamente na Meta número 4 deste projeto, a qual compreende a realização de atividades extensionistas aplicadas às necessidades e demandas oriundas da sociedade, atendendo possíveis necessidades da comunidade externa. Dessa maneira, as entidades parceiras poderão propor desafios a serem solucionados pelos alunos participantes do projeto.

Sobre os desafios:

  1. Dentre os eixos formadores da estrutura curricular do curso de BEC, os desafios propostos precisarão ter relação direta com um dos seguintes eixos:
    • Programação e Banco de Dados
    • Arquitetura e Redes de Computadores
  2. Na definição do tema deve estar claro o que a entidade parceira espera como resultado desse desafio.
  3. O desafio proposto deverá ser passível de soluções que possam ser elaboradas em um período de 4 meses.
  4. Os alunos participantes irão propor soluções aos desafios Caso a entidade parceira deseje implantar a solução proposta, todo material, máquinas, equipamentos e contratação de serviços necessários para a implantação deverá ser fornecido pela entidade parceira. O projeto não dispõe de recursos para a aquisição de materiais, máquinas, equipamentos e serviços. Assim, o projeto compreende a proposta de soluções decorrentes apenas de recursos humanos proveniente dos alunos participantes.

Poderão ser selecionados até cinco desafios. Os desafios propostos serão selecionados com base na análise da relação direta com os eixos de formação especificados, análise de viabilidade de execução no período especificado e análise da área de atuação da entidade.

 

O papel da entidade é simples: Identificar uma necessidade, se inscrever e, se selecionada, apresentar o desafio aos alunos e acompanhar os marcos principais da solução.

Sobre a inscrição:

  1. A inscrição deverá ser feita por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível em: https://forms.gle/rBJ35jf2KZTwdnT29
  2. Serão aceitas inscrições até 20 de fevereiro de 2026. Os desafios selecionados serão divulgados em 25 de fevereiro de 2026
registrado em:
Fim do conteúdo da página