Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Napne visita a Avistar durante a exposição "Tapete Vermelho" e amplia parcerias pela inclusão

Escrito por Marcelo Scomparim | Publicado: Quarta, 10 de Setembro de 2025, 08h37 | Última atualização em Quarta, 10 de Setembro de 2025, 08h37 | Acessos: 456

No dia 4 de junho de 2025, representantes do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do IFSP – Campus Piracicaba, estiveram na sede da instituição  Avistar – Associação de Atendimento a Pessoas com Deficiência Visual de Piracicaba –, localizada na Avenida Antonia P. Sturion, 830 - Parque Santa Cecília, em Piracicaba, para conhecer de perto seus projetos e trocar experiências sobre a inclusão de pessoas com deficiência visual.

Participaram da visita a coordenadora Luciana Valéria Lourenço Grossi, a secretária Saliete Domingos Souza e o psicólogo Luís Fernando Altenfelder de Arruda Campos. A equipe da Avistar apresentou suas ações voltadas à sensibilização, capacitação e apoio às pessoas atendidas, além de parcerias com instituições e com a comunidade. Já o Napne compartilhou as práticas adotadas no campus para o atendimento de estudantes com baixa visão e cegueira.

O encontro reforçou a importância de uma atuação integrada entre instituições e resultou no compromisso de manter uma troca contínua de informações, além do agendamento de novas visitas e reuniões conjuntas. Ao final da reunião, o Núcleo, juntamente com a equipe da Avistar, visitou a exposição Tapete Vermelho, exposta na sede da associação.

A mostra itinerante, produzida pela RP Curadoria, com curadoria de Roberto Parisi, apresentou dez cartazes inspirados em filmes e curtas independentes, adaptados com recursos táteis, com texturas em Braille, e também com audiodescrição, garantindo acessibilidade a pessoas com deficiência visual. Originada do projeto Cine RodasTapete vermelho vai além de uma mostra: é uma proposta inovadora e sensorial que democratiza o acesso ao cinema, unindo arte, emoção e acessibilidade. A visita foi considerada muito produtiva, trazendo novos caminhos para fortalecer a inclusão social e educacional de pessoas com deficiência visual.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página