RESULATADO FINAL - PARA BOLSISTA DO PROJETO DE ENSINO “CLUBE DE MATEMÁTICA”

Escrito por Alexandre Alvares Tavares | Publicado: Segunda, 27 de Março de 2023, 10h25 | Última atualização em Quinta, 30 de Março de 2023, 08h07 | Acessos: 730

Resultado Final de seleção de aluno bolsista para o Projeto de Ensino “CLUBE DA MATEMÁTICA”

O aluno LUCAS ROSSATO foi selecionado no processo seletivo para bolsista do Projeto “Clube de Matemática”.

O estudante deverá encaminhar a professora coordenadora do projeto (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ) a documentação necessária para o pagamento da bolsa que consiste em: cópia do RG e CPF e dados da conta bancária (obrigatoriamente em nome do aluno).

Carga horária semanal de dedicação ao projeto: 20 horas

Valor da bolsa: 400 reais

Requisitos para participação neste projeto:

- Estar regularmente matriculado em um dos Cursos Integrados oferecidos pelo Câmpus Piracicaba (Informática ou Manutenção Automotiva) e estar cursando, no mínimo, o terceiro ano;

- Dispor de 20 horas semanais para o desenvolvimento das atividades de ensino, dedicando-se ao projeto;

- Não possuir vínculo empregatício e não ser beneficiário de outro tipo de bolsa do IFSP ou de qualquer outra Instituição;

- Ter bom desempenho na disciplina Matemática;

- Ser responsável, proativo e comunicativo.

Período de inscrição: 27/03/2023 à 28/03/2020 (as inscrições serão aceitas até às 18h).

Forma de inscrição: A inscrição será realizada através do seguinte formulário:

Forma de seleção: Entrevista a ser realizada no dia 29/03/2023, a partir das 9h.

Resumo do projeto: O Clube da Matemática é um projeto que visa proporcionar um ambiente para que os alunos dos cursos técnicos integrados do Câmpus Piracicaba possam aprofundar seus conhecimentos em Matemática, para além do que é possível ser desenvolvido em sala de aula – dadas as limitações de tempo e de programa de ensino. Sabe-se que, desde a criação dos cursos técnicos integrados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Piracicaba, vários estudantes dos primeiros anos dos referidos cursos chegam à instituição com muitas deficiências, no que se refere ao conhecimento matemático. Estas dificuldades se intensificaram ainda mais neste período de pandemia. Assim, encontramos alunos com sérias dificuldades em trabalhar com operações envolvendo números inteiros, frações e decimais, porcentagem, razão e proporção, equações do primeiro e do segundo graus e geometria plana - conhecimentos estes que deveriam ser adquiridos ao longo do Ensino Fundamental e que são essenciais ao seu desenvolvimento ao frequentar um curso de Educação Profissional. Desta maneira, entende-se que tais dificuldades relacionadas à Matemática trazem sérios prejuízos aos alunos, não somente no que concerne ao seu desempenho nesta disciplina, mas também em várias outras áreas, sobretudo Ciências da Natureza e as duas áreas Técnicas (Informática e Manutenção Automotiva). Nesse sentido, com o intuito de “resgatar” esta matemática que os alunos não conseguiram aprender de forma satisfatória é que proponho o Clube de Matemática. O objetivo do projeto é retomar e aprofundar os conhecimentos matemáticos dos alunos dos primeiros e segundos anos dos cursos técnicos integrados, de modo a melhorar o seu desempenho matemático, e, assim, contribuir com as ações do campus no que se refere a permanência e êxito dos estudantes desta modalidade de ensino. As atividades do Clube ocorrerão ao longo de todo ano, a partir de encontros semanais às quartas-feiras, das 9h às 11h. As atividades serão desenvolvidas por um dos alunos bolsistas, o qual será orientado pela proponente do projeto (que é, atualmente, a professora de Matemática dos primeiros anos).