Projeto de extensão Astronomia IFSP Piracicaba realiza ações em escolas estaduais

Escrito por Alexandre Alvares Tavares | Publicado: Terça, 06 de Dezembro de 2022, 11h37 | Última atualização em Quarta, 07 de Dezembro de 2022, 11h24 | Acessos: 923

Para promover a popularização da astronomia e a divulgação do IFSP na cidade de Piracicaba, o professor Marcelo Cardinali e a bolsista Janaine Perdigoto (aluna de Licenciatura em Física-IFSP/PRC) desenvolveram em diversas escolas estaduais da cidade o Projeto de Extensão "Astronomia IFSP Piracicaba", com alunos do 9° ano do ensino fundamental e do 3° ano do ensino médio. Além de palestras sobre o tema, realizaram observações solares com os alunos utilizando telescópio, em parceria com os professores e coordenadores das escolas.

Fazem parte do projeto também as noites de observação astronômica, realizadas ao longo do ano nas dependências do IFSP. Os professores Marcelo Cardinali e Natanael Itepan, em conjunto com ex-alunos do curso de Licenciatura em Física e ex-funcionários do antigo observatório astronômico de Piracicaba, trazem seus telescópios para observação da Lua, planetas, aglomerados de estrelas, nebulosas, entre outros. Além de atender a comunidade de Piracicaba e região, os eventos contaram com a presença de muitas crianças e estudantes da região.

Os membros do projeto agradecem à coordenadoria de Extensão, ao IFSP e aos servidores pelo apoio à realização do projeto.