Equipe do Câmpus Piracicaba é campeã na 30ª Jornada de Foguetes

Escrito por Alexandre Alvares Tavares | Publicado: Sexta, 16 de Setembro de 2022, 09h33 | Última atualização em Sexta, 16 de Setembro de 2022, 09h33 | Acessos: 1504

Estudantes dos cursos Integrados do Câmpus conquistaram o título de campeões na 30a Jornada de Foguetes. Participam da Jornada as equipes com melhor desempenho na Mostra Brasileira de Foguetes, organizada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e a Agência Espacial Brasileira (AEB). O evento foi realizado em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, entre os dias 12 e 15 de setembro. A equipe campeã, Capivara Espacial, é formada pelos alunos Lívia Tavares e Lucas Rossato, sob a orientação do professor de Física Marcelo Cardinali. O foguete projetado por eles obteve o alcance de 272,4 metros, feito que conferiu à equipe o título de campeã e o terceiro lugar na classificação geral.

"Estou muito orgulhoso da equipe, que se empenhou bastante nessas últimas semanas para representar o IFSP e Piracicaba. Agora eles serão multiplicadores do aprendizado adquirido durante o evento”, destacou o professor Marcelo.

Nos moldes da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), o evento tinha como objetivos avaliar a capacidade de estudantes do ensino médio de construir e lançar foguetes feitos de garrafas PET, tendo como propelente o vinagre e o bicarbonato de sódio. Os participantes da Jornada também tiveram a oportunidade de participar de oficinas e palestras de Astronomia e Astronáutica, atividades no planetário móvel, oficinas de construção de mini foguetes com combustível sólido e apresentar a construção do seu foguete PET, sua base de lançamento e suas técnicas de lançamento.

De acordo com o professor Marcelo, a participação na Jornada foi concretizada por meio do edital 777/2019 do IFSP. "Agradeço imensamente a diretoria de pesquisa do IFSP pela oportunidade oferecida e torço para que continuem com essa linha de fomento. A participação em atividades extracurriculares como essa enriquecem a formação dos nossos estudantes, além de incentivar a dedicação aos estudos e divulgar ainda mais nossa instituição", ressalta.