Alunos dos cursos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus Piracicaba, participaram no sábado (22/05) da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

Escrito por Marcelo Scomparim | Publicado: Segunda, 24 de Mai de 2021, 13h07 | Última atualização em Segunda, 24 de Mai de 2021, 15h43 | Acessos: 1341

Todas as equipes participantes superaram a marca dos 120 metros, sendo o primeiro lugar conquistado pelo aluno Lucas Rossato, do 1° ano do curso integrado em Informática, com 140 metros.

Alcance horizontal

Lucas Rossato

140 m

Ana Lívia Castorino

Vitória Caroline da Silva Mata

Sabrina Cristina de Moraes

126 m

Caio Giraldelli Ulrich

Thiago Ribeiro

124 m

O professor organizador do evento, Marcelo Cardinali, comemora os resultados obtidos e destaca o empenho dos alunos na competição. "O lançamento culmina todo um trabalho que usa os fundamentos das disciplinas de ciências e matemática, tornando-as mais atrativas e contagiantes”, disse. Todos os participantes utilizaram mascaras durante todo o tempo e mantiveram o distanciamento social.

A MOBFOG é uma atividade experimental que consiste em construir e lançar foguetes a partir de uma base de lançamento, com objetivo de obter o maior alcance horizontal possível. Os foguetes e as bases de lançamentos são construídos inteiramente pelas equipes participantes. O foguete é pressurizado através da reação química entre o ácido acético (vinagre) e bicarbonato de sódio. Além dessa modalidade, este ano os alunos também vão construir foguetes na modalidade virtual, a fim de obter o maior apogeu (alcance vertical). Nesse caso os alunos utilizam o software OpenRocket para construir e simular o lançamento dos foguetes, tudo de acordo com as regras do edital.

A MOBFOG tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

A MOBFOG é realizada no âmbito da 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A prova teórica da OBA será realizada de forma virtual nos dias 27 e 28 maio.