Equipe da Esalq/USP e IFSP Câmpus Piracicaba venceu o Vacathon da Embrapa

Escrito por Alexandre Alvares Tavares | Publicado: Sexta, 08 de Novembro de 2019, 14h33 | Última atualização em Sexta, 08 de Novembro de 2019, 14h54 | Acessos: 1761

Links relacionados:

Pela segunda vez consecutiva, uma equipe composta por estudantes e docentes do IFSP Câmpus Piracicaba e da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) participou do Vacathon, uma maratona de desenvolvimento de soluções digitais inovadoras voltadas à produção de leite. A competição foi realizada na sede da Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora - MG, com a participação de aproximadamente 100 estudantes de cursos técnicos, graduação e pós-graduação, vinculados a 20 instituições de ensino de quatro regiões brasileiras. No dia 1º de novembro, após quatro dias de trabalho, a equipe apresentou a solução MilCup ao público, respondeu aos questionamentos levantados, teve sua solução elogiada, e terminou como a grande vencedora.

A equipe foi composta por Adélia de Andrade, estudante de Engenharia da Computação (IFSP Câmpus Piracicaba); Caroline Ferreira Freire, estudante de Engenharia Agronômica (Esalq) e também egressa do ensino médio integrado (IFSP Câmpus Salto); Sergio Luís de Castro Junior, aluno de mestrado em Engenharia de Sistemas Agrícolas (Esalq); Vinicius José Ribeiro de Oliveira, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (IFSP Câmpus Piracicaba); bem como pelos docentes embaixadores, o Prof. Dr. Iran José Oliveira da Silva (Esalq) e o Prof. Dr. Thiago Luís Lopes Siqueira (IFSP Câmpus Piracicaba).

Adélia valorizou a participação no evento: "Pudemos identificar problemas e solucionar cada um deles com o conhecimento que ganhamos a cada dia de estudo. Foi uma semana cansativa, mas acima de tudo, de aprendizado e conquistas". Ela também descreveu como a equipe atingiu seus objetivos: "Vencer foi resultado da parceria e dedicação de cada integrante do time e de todos os ensinamentos que obtivemos dos mentores". E como legado da participação, ela destacou: "Levo comigo amigos, conhecimento e um novo ânimo para desenvolver! Agradeço imensamente pela oportunidade concedida pelo IFSP para participar do Vacathon!".

Vinícius participou pela segunda vez do evento e destacou a sua motivação: "Retornei mais motivado e engajado para obter a vitória. Diferentemente da minha primeira participação, dessa vez pude agregar a minha experiência à equipe". De acordo com ele, "a enorme união da equipe foi determinante para vencer a competição, tão disputada por 20 equipes de todo o Brasil". Segundo Vinícius, os legados da participação no evento são muitos: "Levo deste Vacathon muita satisfação pelo resultado, gratidão à equipe pelas experiências incríveis que pude agregar ao meu crescimento profissional e pessoal. Além da vitória, irei levar comigo um novo horizonte de possibilidades e oportunidades a ser desbravado". Ele também manifestou a sua gratidão ao IFSP Câmpus Piracicaba: "Agradeço pelo suporte prestado para que pudéssemos participar do evento, pela oportunidade e confiança". E como futuro tecnólogo, vislumbrou: "Espero poder trazer ou contribuir para mais conquistas no futuro".

O professor Thiago expressou a sua gratidão aos organizadores, parabenizou a equipe, e valorizou a vitória: "Somos gratos à Embrapa pela oportunidade de participar e pelo acolhimento. Parabéns à minha equipe pelo empenho e pelo fantástico resultado! Ficamos muito satisfeitos por trazer essa conquista para Piracicaba, que vem se destacando como referência em inovação e agropecuária digital. Compartilho essa conquista com a comunidade do meu câmpus: estudantes, docentes, servidoras e servidores".