REMATRÍCULA 2º SEMESTRE DE 2024

Escrito por Secretaria | Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2024, 14h42 | Última atualização em Terça, 10 de Setembro de 2024, 14h45 | Acessos: 105

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

Comunicamos a todos os alunos matriculados nos cursos Superiores, Pós-graduação e Técnico em Mecânica do Campus Piracicaba que o período de REMATRÍCULA para o 2º semestre de 2024 estará disponível por meio do sistema SUAP, no período de 19 a 24 de setembro 2024.

Com o retorno às aulas previsto para 26 de setembro, o prazo para rematrícula será excepcionalmente mais curto, com apenas 06 dias. Salientamos a importância de observar o prazo para que a matrícula não fique em situação irregular.

No dia 25/09/2024 o sistema acadêmico será processado e o aluno que realizou a rematrícula pelo SUAP poderá conferir as disciplinas que foram deferidas. Caso não seja contemplado em alguma de suas escolhas, haverá um período de ajuste, de 26 a 30/09/2024 em que o sistema será reaberto e o alunos terão a oportunidade de escolher outras disciplinas no lugar daquelas que foram indeferidas.

Nesse período de ajuste, alunos que perderam o prazo inicial da rematrícula, também poderão realizar o processo e regularizar a sua situação acadêmica.

ATENÇÃO: Nesse período de ajuste NÃO será possível excluir nenhuma disciplina já deferida no primeiro período; apenas estará aberto para novas seleções, ou seja, para inclusão de disciplinas.

CONSULTA AO PEDIDO DE REMATRÍCULA

O estudante poderá consultar a solicitação de Rematrícula na aba ”Pedidos de Renovação de Matrícula” em sua área de aluno no SUAP. O pedido estará identificado como 2024/2 – Rematrícula para o 2º Semestre de 2024. A situação do pedido constará em amarelo, com a informação “Em_Andamento”.

No dia seguinte ao processamento das solicitações, 26 de setembro, as disciplinas deferidas poderão ser consultadas na mesma aba ”Pedidos de Renovação de Matrícula”. A situação do pedido estará em verde, com a informação “Processado”.                                                                         .

Caso o aluno realize a rematrícula no período de ajuste, as disciplinas deferidas poderão ser consultadas a partir do dia 1º de outubro.

ATESTADO DE MATRÍCULA DO 1º SEMESTRE DE 2024

Os atestados de matrícula do 2º semestre de 2024 estarão disponíveis SOMENTE após o processamento da rematrícula, ou seja, a partir de 26/09/2024, para os alunos que realizarem o processo de rematrícula no período de 19 a 24/09/2024. Alunos que realizarem o processo de rematrícula no período de ajuste (de 26 a 30/09/2024) terão acesso ao atestado de matrícula SOMENTE a partir de 01/10/2024.

IMPORTANTE

Alunos que reprovaram todas as disciplinas por falta no primeiro semestre de 2024, e que tenham o ACESSO NEGADO ao sistema de rematrícula, deverão protocolar um requerimento no SUAP no mesmo período de rematrícula (19 a 24/09/2024). Ao acessar o sistema acadêmico com o seu login e senha, em "Dados do Aluno" selecione a aba "Requerimentos". Clique no botão "Adicionar Requerimento" e selecione a opção "Assuntos Diversos". Na próxima tela, em "Tipo Requerimento", selecione a opção "Rematrícula" e na descrição explique o motivo por ter reprovado por faltas no semestre anterior. Informe também o seu contato de e-mail e telefone. Faça o upload do formulário "Rematrícula em Disciplinas; Série; Módulo" preencha com as disciplinas que deseja cursar no 2º semestre de 2024 (OBSERVAÇÃO: os horários das disciplinas podem ser consultadas pelo site do campus: https://prc.ifsp.edu.br/index.php/horarios-das-aulas) e, em seguida, anexe ao requerimento no campo "Documentos" - "Formulário "Rematrícula em Disciplinas;Série; Módulo". Segue link onde é possível baixar o formulário e preencher: https://drive.ifsp.edu.br/s/Telw2fiYl0dDG9n.

Essas solicitações serão analisadas, podendo ser deferidas ou não, de acordo com o número suplementar de vagas ofertadas e com os critérios estabelecidos pela Instrução Normativa PRE/IFSP nº 003, de 10 de julho de 2017 e pela Organização Didática vigente.
OBS: Para consultar a resposta do requerimento de Rematrícula, o aluno deverá acessar o próprio requerimento no sistema, onde a resposta será registrada.

Alunos trancados no semestre anterior também devem realizar o processo normalmente, via SUAP, selecionando as disciplinas que deseja cursar no 2º semestre de 2024.

Alunos que já concluíram todas os componentes curriculares e que ainda não entregaram as Atividades Complementares, Estágio, TCC e/ou não participaram da Colação de Grau, também devem realizar, obrigatoriamente, a rematrícula via sistema selecionando a opção “matrícula de vínculo”.

Essa etapa da rematrícula tem caráter obrigatório e deverá ser efetuada pelo próprio estudante ou seu representante legal. O aluno que deixar de efetuá-la dentro do prazo estabelecido sofrerá as penalidades previstas na Organização Didática vigente, podendo inclusive provocar o cancelamento de sua matrícula na instituição.

Acesse o passo a passo com as orientações detalhadas:

TUTORIAL REMATRÍCULA (ACESSE AQUI)