Diretrizes para as disciplinas de Projeto Integrado em Engenharia Mecânica
Conforme consta na RESOLUÇÃO CNE/CES 11, DE 11 DE MARÇO DE 2002, Art. 5º Cada curso de Engenharia deve possuir um projeto pedagógico que demonstre claramente como o conjunto das atividades previstas garantirá o perfil desejado de seu egresso e o desenvolvimento das competências e habilidades esperadas.
- 1º Deverão existir os trabalhos de síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, sendo que, pelo menos, um deles deverá se constituir em atividade obrigatória como requisito para a graduação.
Com o objetivo de atender esta resolução o curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica do Instituto Federal de São Paulo, campus de Piracicaba, descreve as seguintes atividades:
PROJETO INTEGRADO EM ENGENHARIA MECÂNICA 1 - 8°Semestre
Nesta disciplina o aluno selecionará um tema para o desenvolvimento de um projeto mecânico multidisciplinar. Após a escolha do tema, o aluno deverá realizar pesquisas, em diversas fontes, para avaliar os materiais, os processos produtivos, as metodologias de cálculo e também o estado da arte do tema selecionado. Ao final uma revisão bibliográfica deverá ser elaborada e entregue na forma escrita.
Definir tema para o projeto; (até 30 dias após o início do período letivo)
Aprovação dos temas propostos pelos professores da disciplina; (até 45 dias após o início do período letivo)
Realizar revisão da literatura e determinação do estado da arte; (até o final do semestre letivo)
Ao final do semestre o aluno deverá entregar uma revisão bibliográfica referente ao tema selecionado para projeto e um anteprojeto (além do esboço em CAD, deverá conter a apresentação da metodologia a ser aplicada, ou seja, a apresentação dos modelos matemáticos que serão utilizados no projeto). O texto deverá obrigatoriamente respeitar todas as normas IFSP Manual Projeto Integrado Trabalho IFSP-PRC disponibilizado individualmente de forma eletrônica (via e-mail).
TABELAS- AVALIAÇÃO DE PROJETO INTEGRADO I
PROJETO INTEGRADO I - 1ª AVALIAÇÃO | |||||
ITEM | NOTAS | ||||
Professor 1 | Professor 2 | Professor 3 | |||
DEFINIÇÃO DO TEMA DO PROJETO | |||||
QUALIDADE DO TEXTO DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA | |||||
QUALIDADE DAS FIGURAS, TABELAS E EQUAÇÕES | |||||
OBSERVÂNCIA DAS NORMAS NA ELABORAÇÃO DO TEXTO | |||||
DESENVOLVIMENTO DOS ITENS NO TEXTO | |||||
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS | |||||
PONTUALIDADE NA ENTREGA | |||||
NOTAS FINAIS DE CADA PROFESSOR | |||||
NOTA MÉDIA FINAL | |||||
PROJETO INTEGRADO I - 2ª AVALIAÇÃO | |||||
ITEM | NOTAS | ||||
Professor 1 | Professor 2 | Professor 3 | |||
QUALIDADE DO TEXTO DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA | |||||
QUALIDADE DAS FIGURAS, TABELAS E EQUAÇÕES | |||||
OBSERVÂNCIA DAS NORMAS NA ELABORAÇÃO DO TEXTO | |||||
DESENVOLVIMENTO DOS ITENS NO TEXTO | |||||
ESBOÇO DO ANTEPROJETO EM SISTEMA CAD | |||||
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS | |||||
PONTUALIDADE NA ENTREGA | |||||
NOTAS FINAIS DE CADA PROFESSOR | |||||
NOTA MÉDIA FINAL |
PROJETO INTEGRADO EM ENGENHARIA MECÂNICA 2 - 9°Semestre
Nesta disciplina o aluno continuará com o desenvolvimento do projeto iniciado na disciplina Projeto Integrado I. A partir da revisão bibliográfica, o aluno selecionará e aplicará as melhores metodologias vigentes no desenvolvimento efetivo do projeto. Os materiais a serem aplicados, a metodologia a ser empregada no dimensionamento dos componentes, o desenvolvimento dos processos de fabricação, os desenhos de fabricação e os ensaios a serem aplicados deverão estar completamente definidos. Também deverão compor o trabalho os resultados esperados. Ao final a revisão bibliográfica executada na disciplina Projeto Integrado I juntamente com os itens desenvolvidos deverão ser entregues na forma escrita.
Realizar os ajustes necessários no anteprojeto; (até 30 dias após o início do período letivo)
Realizar a documentação do projeto - dimensionamentos, desenhos, diagramas, tabelas etc. (até 30 dias do final do semestre letivo).
Qualificação do projeto impresso conforme itens mínimos da tabela; (até 15 dias do final do semestre letivo).
TABELAS- AVALIAÇÃO DE PROJETO INTEGRADO II
PROJETO INTEGRADO II - 1ª AVALIAÇÃO | |||
ITEM | NOTAS | ||
Professor 1 | Professor 2 | Professor 3 | |
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO | |||
QUALIDADE DAS FIGURAS, TABELAS E EQUAÇÕES | |||
OBSERVÂNCIA DAS NORMAS NA ELABORAÇÃO DO TEXTO | |||
METODOLOGIA | |||
DOCUMENTAÇÃO DO PROJETO (DIMENSIONAMENTOS, TABELAS, DIAGRAMAS, ETC) | |||
PONTUALIDADE NA ENTREGA | |||
NOTAS FINAIS DE CADA PROFESSOR | |||
NOTA MÉDIA FINAL |
PROJETO INTEGRADO II - 2ª AVALIAÇÃO | |||
ITEM | NOTAS | ||
Professor 1 | Professor 2 | Professor 3 | |
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO | |||
QUALIDADE DAS FIGURAS, TABELAS E EQUAÇÕES | |||
OBSERVÂNCIA DAS NORMAS NA ELABORAÇÃO DO TEXTO | |||
METODOLOGIA | |||
DOCUMENTAÇÃO DO PROJETO (DESENHOS TÉCNICOS) | |||
RESULTADOS OBTIDOS | |||
CONCLUSÕES | |||
PONTUALIDADE NA ENTREGA | |||
NOTAS FINAIS DE CADA PROFESSOR | |||
NOTA MÉDIA FINAL |
PROJETO INTEGRADO EM ENGENHARIA MECÂNICA 3 - 10°Semestre
Nesta disciplina o aluno continuará o desenvolvimento do projeto iniciado nas disciplinas Projeto Integrado I e II. A partir do trabalho escrito entregue o aluno executará os ajustes finais no projeto. Deverá preparar, sempre que possível, uma simulação ou a construção de um protótipo objetivando a validação do projeto e/ou eventuais comparações. Também deverá preparar uma apresentação oral em relação ao projeto desenvolvido para uma banca avaliadora. Ao final um trabalho escrito deverá ser entregue contendo todas as etapas de desenvolvimento do Projeto elaborado e executado.
Apresentar o projeto para uma banca avaliadora; (até 45 dias após o início do semestre letivo)
Realizar as alterações sugeridas pela banca avaliadora. (até 30 dias após a avaliação da banca)
Entregar monografia sobre o projeto desenvolvido. (até 30 dias do final do semestre letivo).
TABELAS AVALIAÇÃO DE PROJETO INTEGRADO III
PROJETO INTEGRADO III - 1ª AVALIAÇÃO | ||
ITEM | NOTAS | |
Professor 1 | Professor 2 | |
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO | ||
QUALIDADE DAS FIGURAS, TABELAS E EQUAÇÕES | ||
OBSERVÂNCIA DAS NORMAS NA ELABORAÇÃO DO TEXTO | ||
METODOLOGIA | ||
DOCUMENTAÇÃO DO PROJETO | ||
RESULTADOS OBTIDOS | ||
CONCLUSÕES | ||
PONTUALIDADE NA ENTREGA | ||
NOTAS FINAIS DE CADA PROFESSOR | ||
NOTA MÉDIA FINAL |
PROJETO INTEGRADO III - 2ª AVALIAÇÃO | ||
ITEM | NOTAS | |
Professor 1 | Professor 2 | |
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO | ||
QUALIDADE DAS FIGURAS, TABELAS E EQUAÇÕES | ||
OBSERVÂNCIA DAS NORMAS NA ELABORAÇÃO DO TEXTO | ||
METODOLOGIA | ||
DOCUMENTAÇÃO DO PROJETO | ||
RESULTADOS OBTIDOS | ||
CONCLUSÕES | ||
PONTUALIDADE NA ENTREGA | ||
NOTAS FINAIS DE CADA PROFESSOR | ||
NOTA MÉDIA FINAL |
Observações:
- Em cada etapa do projeto integrado, conforme a necessidade e/ou complexidade do projeto, poderá haver professores, inclusive de outras áreas, atuando como co-orientadores do projeto a título de atividade complementar de ensino.
- Não poderão ser utilizados trabalhos realizados anteriormente, para que a mesma atividade, não venha a ser considerada em duplicidade ou forma cumulativa em outras disciplinas e/ou atividades do curso.
- Todas as propostas serão validadas pelos professores orientadores e responsáveis por cada projeto integrado.
Redes Sociais