Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Superiores > Licenciatura em Física - ingressantes a partir de 2018
Início do conteúdo da página

Licenciatura em Física - ingressantes a partir de 2018 1

Publicado: Quarta, 20 de Julho de 2016, 17h05 | Última atualização em Quarta, 10 de Julho de 2019, 11h39 | Acessos: 2116
  • Objetivo do Curso
    • O Curso Superior de Licenciatura em Física tem como objetivo geral formar professores licenciados em Física para a Educação Básica que tenham uma visão ampla do papel do educador e um conhecimento sólido na área da Física, capazes de trabalhar em equipes interdisciplinares e multidisciplinares, que concebam o conhecimento físico e científico como um instrumento de intervenção no cotidiano da vida e no mundo do trabalho e que contribuam para uma transformação social com o objetivo de promover equidade por meio da Educação para todos os cidadãos brasileiros.
  • Objetivos Específicos
    • Como objetivos específicos do curso de Licenciatura em Física, destacam-se:.
      - Propiciar uma formação profissional inicial sólida de professores de Física para a Educação Básica.
      - Possibilitar uma visão ampla do conhecimento físico e pedagógico, de modo que o futuro professor possa especializar-se posteriormente em áreas afins, seja na pesquisa em ensino de Física, na pesquisa em Física ou em áreas correlatas.
      - Desenvolver valores éticos no futuro docente capazes de orientar pedagogicamente sua prática educativa, contribuindo para a consolidação de uma educação emancipatória e de modo que ele possa lidar com as demandas sociais emergentes na área da Educação.
      - Propiciar ao licenciando uma formação teórica e prática na área de ensino de Física que lhe permita o desenvolvimento de uma visão crítica e uma intervenção adequada em distintos campos de atividade profissional.
  • Perfil Profissional do Futuro Licenciando em Física
    • O licenciado em Física formado pelo IFSP, câmpus Piracicaba, planeja e desenvolve diferentes experiências didáticas em Física, reconhecendo os elementos relevantes às estratégias adequadas e elabora ou adapta materiais didáticos de diferentes naturezas, identificando seus objetivos formativos, de aprendizagem e educacionais. Concebe a Ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sociopolíticos, culturais e econômicos. Descreve e explica fenômenos naturais, processos e equipamentos tecnológicos em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais. O educador em Física também se dedica à formação e à disseminação do saber científico em diferentes instâncias sociais, seja por meio da atuação no ensino escolar formal, seja em novas formas de educação científica, seja em formas de educação científica baseadas nas novas tecnologias da informação e comunicação e em outras instâncias de divulgação científica.
  • Informações
      Período: Noturno

      Oferecimento: Anual

      Semestres: 8

      Carga horária mínima obrigatória: 3200 horas

      Duração da hora-aula: 50 minutos

      Duração do semestre: 20 semanas

      Coordenador: Profa. Dra. Ana Paula Mijolaro (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

      Forma de Ingresso: Processo seletivo via SiSU

      Matriz Curricular: 


      Projeto Pedagógico:


      - Horário 2º semestre de 2019 


  • Corpo Docente
    • Adelino Francisco de Oliveira
      Aldo Gomes Pereira
      Alexandre Silva
      Audria Alessandra Bovo
      Ana Paula Mijolaro
      Denival Biotto Filho
      Fabiana Tesine Baptista
      Gustavo Voltani Von Atzingen
      Huyra Estevão de Araújo
      Luís Henrique Calabresi
      Luis Nelson Prado Castilho
      Natanael Marcio Itepan
      Paulo Batista Ramos
      Paulo Roberto Vargas Neves
      Ricardo Silveira Orlando 
      Valter César Montanher
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página