Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Superiores > Bacharelado em Engenharia de Computação > Cursos > Cursos - Superiores > Trabalho de Conclusão de Curso - Engenharia de Computação
Início do conteúdo da página

Trabalho de Conclusão de Curso - Engenharia de Computação

Escrito por Marcelo Scomparim | Publicado: Segunda, 02 de Agosto de 2021, 17h07 | Última atualização em Segunda, 02 de Agosto de 2021, 17h11 | Acessos: 8497
Trabalho de Conclusão de Curso
Engenharia de Computação
 
 

Este guia visa orientar docentes e discentes a respeito do projeto a ser desenvolvido no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Engenharia de Computação.

 

Etapa Preliminar

            Uma vez apto para iniciar o desenvolvimento do projeto, o aluno deve escolher um tema de seu interesse no escopo da Engenharia de Computação, e dentre aqueles oferecidos pelos docentes orientadores. Deve haver vínculo entre a temática escolhida e a proposta do curso de graduação, favorecendo-se o desenvolvimento das habilidades e competências relacionadas à Engenharia de Computação.

 

Etapa de Desenvolvimento

            Uma vez definido o orientador e comunicada a Coordenação de curso sobre a orientação, o projeto poderá iniciar a etapa de desenvolvimento. A orientação compreende desde a definição dos objetivos e da metodologia para o desenvolvimento do projeto, até a revisão do texto final. Ao longo da orientação são continuamente avaliadas: (i) a pertinência e a qualidade do referencial teórico em relação ao problema estudado; (ii) a adequação da metodologia do referencial teórico em relação ao problema estudado; e (iii) o desempenho acadêmico do aluno. Durante o desenvolvimento do projeto pode ser designado também um coorientador, docente ou profissional cuja expertise seja relacionada ao tema do projeto.

            A produção de texto decorrente da execução e conclusão do projeto será definida conforme o escopo e as particularidades do projeto. São consideradas válidas como produções: monografia, artigo e relatório.

            Para a elaboração da monografia, considera-se o Guia de Orientação à Normalização de Trabalhos Acadêmicos do IFSP. Já para a elaboração do relatório, considera-se o modelo de relatório final do PIBIFSP (adotado pela PRP-IFSP). Adicionalmente, para fins de normatização desses documentos, suas citações e referências, serão consideradas as normas ABNT específicas disponibilizadas para consulta por meio da Biblioteca. No caso do artigo, pode ser considerado o modelo de texto fornecido pelo veículo (anais de evento ou periódico), exceto artigos curtos publicados em forma de resumo.

            No texto são descritas outras produções obtidas durante o desenvolvimento do projeto, tais como as produções técnicas: software, protótipo e produto, por exemplo. Produções relevantes que favoreçam a avaliação final também podem ser descritas, tais como: repositório de código-fonte do programa de computador, endereço do website do projeto, processo de registro de propriedade intelectual (e.g. patente ou programa de computador), dentre outros. Os resultados passíveis de proteção intelectual são tratados conforme as normas vigentes no IFSP.

 

Etapa de Avaliação

            Mediante autorização do orientador, a banca examinadora poderá ser convidada e a defesa poderá ser agendada. O envio do material para apreciação pela banca deverá ser feito, no mínimo, 15 dias antes da defesa. A banca é composta pelo orientador e no mínimo mais dois docentes. Eventualmente, poderão ser convidados para a banca o coorientador e profissionais da área.

            O aluno fará uma apresentação pública para a banca examinadora na qual defenderá o projeto realizado. A apresentação constará de 15 a 30 minutos para apresentação do trabalho e 10 a 15 minutos para arguição e considerações para cada componente da banca. A avaliação verifica se os objetivos do TCC foram atingidos, bem como a pertinência e a contribuição científica e/ou tecnológica para a resolução do problema estudado. O(a) aluno(a) será reprovado(a) pela banca quando: (i) não comparecer à defesa de TCC; (ii) for identificado plágio no trabalho; (iii) o trabalho não apresentar conteúdo ou forma adequados; (iv) não entregar o trabalho até o prazo estipulado. Caso o trabalho seja reprovado, poderá ser reapresentado e deverá passar, novamente, por avaliação pela banca. Casos excepcionais podem ser analisados pela banca examinadora e pelo Colegiado do Curso.

 

Etapa de Encerramento

            A aprovação pela banca examinadora e a entrega da versão final do trabalho são requisitos para a integralização do curso. O prazo para envio da versão final do trabalho é de 15 dias. A ata de defesa (ou documento equivalente) é encaminhada para a Coordenadoria de Registros Acadêmicos até o final de cada semestre letivo, a fim de atestar o cumprimento do componente curricular.

 

 

 Links:

Guia de Orientação à Normalização de Trabalhos Acadêmicos do IFSP

PIBIFSP (modelos)

Propriedade Intelectual

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página