Licenciatura em Física

Publicado: Quarta, 20 de Julho de 2016, 17h05 | Última atualização em Sexta, 25 de Junho de 2021, 16h18 | Acessos: 13504
  • Objetivo do Curso
    • Ao final do curso o aluno deve estar apto a:

Desenvolver uma ética de atuação profissional e a conseqüente responsabilidade social; compreendendo a Ciência como:
      - conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sócio-políticos, culturais e econômicos.
       - Diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas físicos, experimentais e teóricos, práticos ou abstratos, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais apropriados.
         - Dominar princípios gerais e fundamentais da Física, estando familiarizado com suas áreas clássica, moderna e contemporânea. - Descrever e explicar fenômenos naturais, processos e equipamentos tecnológicos em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais.
      - Ter conhecimentos básicos de informática, suficientes para que o futuro profissional saiba utilizar esta ferramenta poderosa no ensino da Física e na simulação de sistemas físicos.
      - Manter atualizada sua cultura científica geral e sua cultura técnica profissional específica.
  • Objetivos Gerais
    • - Atuar solidária e efetivamente para o desenvolvimento integral da pessoa humana e da sociedade por meio da geração e compreensão do saber, comprometida com a qualidade e com valores éticos e solidários.
      - Permitir o cumprimento do preceito constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para o avanço do ensino da Física como ciência e como profissão.
      - Propiciar, ao licenciando, uma formação teórica e prática, na área de ensino de Física, que lhe permita o desenvolvimento de uma visão crítica e uma intervenção adequada em distintos campos de atividade profissional.
      - Formar um profissional preocupado com a dimensão ética na sua área de atuação profissional.
      - Preparar o futuro profissional para lidar com as demandas sociais emergentes na educação.
      - Formar um futuro professor capaz de, com autonomia e responsabilidade social: (a) tomar decisões, envolvendo a seleção, adaptação e elaboração de conteúdos, recursos, estratégias e atividades de ensino, centradas na disseminação do conhecimento físico, de uma concepção adequada de ciência; (b) analisar criticamente seu próprio trabalho pedagógico, a realidade específica em que atua em suas dimensões sociais, e políticas e culturais, e a construção de conhecimento pelos alunos.
  • Perfil Profissional do Futuro Licenciando em Física
    • - O perfil do profissional que se espera formar está de acordo com o Parecer CNE/CES nº. 1.304/2001, de 06 de novembro de 2001, e em conformidade com a Resolução CNE/CP n.1, de 18 de fevereiro de 2002. Nesse sentido, a Licenciatura em Física está orientada para o ensino fundamental e médio, bem como habilita o egresso a prosseguir seus estudos em nível de pós-graduação, Lato Sensu ou Stricto Sensu. A formação do professor no Instituto Federal de Piracicaba leva em conta tanto as perspectivas tradicionais de atuação dessa profissão, como a nova demanda regional que vem emergindo nos últimos anos. Desse modo, acreditamos que a formação proposta deve ser ao mesmo tempo ampla e flexível a fim de que o aluno desenvolva competências e habilidades às expectativas atuais e a capacidade de adequação às diferentes perspectivas de atuação futura.
  • Informações/Horários
    • Período: Noturno

Semestres: 8

Carga horária mínima obrigatória: 2880 horas

Forma de Ingresso: Processo seletivo via SiSU.

Matriz Curricular:

Projeto Pedagógico: