Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Licenciatura em Física

Publicado: Quarta, 20 de Julho de 2016, 17h05 | Última atualização em Sexta, 25 de Junho de 2021, 16h18 | Acessos: 13504
  • Objetivo do Curso
    • Ao final do curso o aluno deve estar apto a:

       Desenvolver uma ética de atuação profissional e a conseqüente responsabilidade social; compreendendo a Ciência como:
      - conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sócio-políticos, culturais e econômicos. 
       - Diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas físicos, experimentais e teóricos, práticos ou abstratos, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais apropriados.
         - Dominar princípios gerais e fundamentais da Física, estando familiarizado com suas áreas clássica, moderna e contemporânea. - Descrever e explicar fenômenos naturais, processos e equipamentos tecnológicos em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais.
      - Ter conhecimentos básicos de informática, suficientes para que o futuro profissional saiba utilizar esta ferramenta poderosa no ensino da Física e na simulação de sistemas físicos.
      - Manter atualizada sua cultura científica geral e sua cultura técnica profissional específica.
  • Objetivos Gerais
    • - Atuar solidária e efetivamente para o desenvolvimento integral da pessoa humana e da sociedade por meio da geração e compreensão do saber, comprometida com a qualidade e com valores éticos e solidários.
      - Permitir o cumprimento do preceito constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para o avanço do ensino da Física como ciência e como profissão.
      - Propiciar, ao licenciando, uma formação teórica e prática, na área de ensino de Física, que lhe permita o desenvolvimento de uma visão crítica e uma intervenção adequada em distintos campos de atividade profissional.
      - Formar um profissional preocupado com a dimensão ética na sua área de atuação profissional.
      - Preparar o futuro profissional para lidar com as demandas sociais emergentes na educação.
      - Formar um futuro professor capaz de, com autonomia e responsabilidade social: (a) tomar decisões, envolvendo a seleção, adaptação e elaboração de conteúdos, recursos, estratégias e atividades de ensino, centradas na disseminação do conhecimento físico, de uma concepção adequada de ciência; (b) analisar criticamente seu próprio trabalho pedagógico, a realidade específica em que atua em suas dimensões sociais, e políticas e culturais, e a construção de conhecimento pelos alunos.
  • Perfil Profissional do Futuro Licenciando em Física
    • - O perfil do profissional que se espera formar está de acordo com o Parecer CNE/CES nº. 1.304/2001, de 06 de novembro de 2001, e em conformidade com a Resolução CNE/CP n.1, de 18 de fevereiro de 2002. Nesse sentido, a Licenciatura em Física está orientada para o ensino fundamental e médio, bem como habilita o egresso a prosseguir seus estudos em nível de pós-graduação, Lato Sensu ou Stricto Sensu. A formação do professor no Instituto Federal de Piracicaba leva em conta tanto as perspectivas tradicionais de atuação dessa profissão, como a nova demanda regional que vem emergindo nos últimos anos. Desse modo, acreditamos que a formação proposta deve ser ao mesmo tempo ampla e flexível a fim de que o aluno desenvolva competências e habilidades às expectativas atuais e a capacidade de adequação às diferentes perspectivas de atuação futura.
  • Informações/Horários
    • Período: Noturno

      Semestres: 8

      Carga horária mínima obrigatória: 2880 horas

      Coordenador: Profa. Dra. Ana Paula Mijolaro (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

      Forma de Ingresso: Processo seletivo via SiSU.

      Matriz Curricular: 


      Projeto Pedagógico:


      - Horário 1º semestre de 2020 

      - ESTÁGIO SUPERVISIONADO.

  • Corpo Docente
    • Adelino Francisco de Oliveira
      Aldo Gomes Pereira
      Alexandre Silva
      Audria Alessandra Bovo
      Ana Paula Mijolaro
      Denival Biotto Filho
      Fabiana Tesine Baptista
      Gustavo Voltani Von Atzingen
      Huyra Estevão de Araújo
      Luís Henrique Calabresi
      Luis Nelson Prado Castilho
      Natanael Marcio Itepan
      Paulo Batista Ramos
      Paulo Roberto Vargas Neves
      Ricardo Silveira Orlando 
      Valter César Montanher
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página