Aldo Aoyagui Gomes Pereira

Escrito por Marcelo Scomparim | Publicado: Segunda, 28 de Junho de 2021, 15h35 | Última atualização em Segunda, 28 de Junho de 2021, 15h35 | Acessos: 5003

Aldo Aoyagui Gomes Pereira

Coordenador Licenciatura em Física – IFSP PIRACICABA

DESCRIÇÃO PESSOAL

Sou paulista nascido em São Bernardo do Campo (SP), mas me considero mineiro de coração. Morei em Minas Gerais durante toda minha infância e adolescência. Aos 19 anos me mudei para Campinas (SP) para fazer minha graduação em Física. Desde os anos finais da graduação tenho me interessado pelos desafios da docência, primeiramente como professor e atualmente como pesquisador. Os anos que atuei como professor do ensino médio e o deslumbramento que tenho pelas questões científicas contribuíram para um questionamento pessoal, relativo aos motivos pelos quais em geral a maioria dos estudantes não apreciam a Ciência e a Matemática. Esse questionamento foi o que me motivou a retornar aos estudos e realizar mestrado e doutorado na área de Ensino de Ciências e Matemática.

FORMAÇÃO

Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005).

Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo - USP (2009).

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2017).

Realizou pesquisa de Pós-Doutoramento no Departamento de Educação em Ciências da Universidade de Copenhague - Dinamarca (2017 - 2018).

Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) - campus Piracicaba.

Coordenador do curso de Licenciatura em Física - IFSP Piracicaba

Professor no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) da Universidade Federal do Maranhão.

ÁREAS DE INTERESSE

Meu atual interesse como pesquisador tem sido sobre as possibilidades de desenvolvimento da Alfabetização Científica Midiática (ACM) na Formação de Professores de Ciências. As referências que tenho utilizado, compreendem que a ACM pode contribuir para a enculturação dos estudantes no que se refere a prática de escolher, avaliar, identificar e combater o cenário de desinformação científica que estamos vivendo atualmente. Minha preocupação atual tem se concentrado em desenvolver um quadro teórico conceitual com o objetivo de analisar a confiabilidade e credibilidade de uma afirmação científica, desde sua origem na comunidade científica, passando pela mídia convencional com seus filtros e seleção, até a Internet e Redes Sociais. Neste quadro, questões de análise das evidências cientificas, metodologia cientifica e interpretação de resultados, são relevantes, mas consideradas secundárias. Está abordagem tem sido denominada pelos pesquisadores de Natureza da Ciência na Sociedade (NdCS).

PALAVRAS-CHAVE:

Alfabetização Científica Midiática

Alfabetização Científica Funcional

Natureza da Ciência na Sociedade

PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES:

PEREIRA, A. A. G. Documentários de ciências na formação inicial de professores: contribuições para uma leitura crítica sobre o aquecimento global. Investigações em ensino de ciências (online), v. 25, p. 01-18, 2020.

PEREIRA, A. A. G.; dos SANTOS, C. A. Desinformação e negacionismo no ensino de ciências: sugestão de conhecimentos para se desenvolver uma alfabetização científica midiática. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 6, p. 21-40, 2020.

PEREIRA, Aldo Aoyagui Gomes; ALMEIDA, MARIA JOSÉ MONTEIRO PEREIRA. O documentário A caverna dos sonhos esquecidos: atividades na formação de professores de física. Comunicação & Educação, v. 22, p. 49, 2017.

SUGESTÃO DE LEITURAS SOBRE A TEMÁTICA DE PESQUISA:

ALLCHIN, D.; ZEMPLÉN, G. A. Finding the place of argumentation in science education: epistemics and whole science. Science Education, v. 104, p. 907-933, 2020.

HÖTTECKE, D.; ALLCHIN, D. Reconceptualizing nature‐of‐science education in the age of social media. Science Education, v. 104, p. 641- 666, 2020.

REID, G.; NORRIS, S. P. Scientific media education in the classroom and beyond: a research agenda for the next decade. Cultural Studies of Science Education, v. 11, p. 147-166, 2016.

ZEMPLÉN, G. A. Putting sociology first - Reconsidering the role of the social in nature of science education. Science & Education, v. 18, p. 525 - 559, 2009.

LATTES:

ENDEREÇO PROFISSIONAL:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - campus Piracicaba, IFSP, Brasil.

SALA:

---------