Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos > Cursos > Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado em Engenharia Mecânica
Início do conteúdo da página


Os critérios para o desenvolvimento e avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) estão de acordo com as Normas Acadêmicas do IFSP - Resolução 859 de 7 de maio de 2013 - e a Legislação vigente.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui-se numa atividade curricular, de natureza científica, em campo de conhecimento que mantenha correlação direta com o curso. Deve representar a integração e a síntese dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, expressando domínio do assunto escolhido.

Assim, os objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso são:

- Consolidar os conhecimentos construídos ao longo do curso em um trabalho de pesquisa ou projeto;
- Possibilitar, ao estudante, o aprofundamento e articulação entre teoria e prática;
- Desenvolver a capacidade de síntese das vivências do aprendizado adquirido pelo estudante.

De acordo com o art. 7º da resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002, parágrafo único descreve: “É obrigatório o trabalho final de curso como atividade de síntese e integração de conhecimento.”


A seguir, estão definidas as normas para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso para o curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica do IFSP – CÂMPUS de Piracicaba:

a) Início: A partir do 9º semestre;
b) Pré-requisito: conclusão de todas as disciplinas até o 8º semestre, inclusive.
c) Carga horária: 245 horas extraclasses.
d) Orientação: A monografia será desenvolvida sob orientação de um dos docentes do curso com possibilidade de coorientação de outro docente do câmpus. Deverá ser acompanhado pelo orientador desde a elaboração da metodologia de pesquisa e da coleta de dados, até a redação final. Para a realização da monografia deverão ser observados os seguintes itens:
• O aluno já deverá ter concluído todas as disciplinas até o 8 º semestre.
• Vinculação da temática a proposta do curso de graduação em questão;
• Pertinência e contribuição científica ou tecnológica do problema de estudo;
• Pertinência e qualidade do quadro referencial teórico com a problemática estudada;
• Adequação da metodologia aplicada ao problema em estudo;
• Atendimento às normas brasileiras para a elaboração de trabalhos científicos, em especial ao documento “Guia de Orientação à Normalização de Trabalhos Acadêmicos”, do IFSP (2011);
• O aluno escolherá um tema de seu interesse, dentro da abrangência do programa, e dentre aqueles oferecidos pelos orientadores do quadro de docentes permanentes para a concretização da Monografia.
e) Apresentação: O TCC será desenvolvido sob a forma de monografia. Será feita uma apresentação pública para banca composta pelo orientador e no mínimo outros dois profissionais e/ou docentes da área, onde o aluno fará a defesa do trabalho elaborado. A apresentação constará de 15 a 30 minutos para apresentação do trabalho e 10 a 15 minutos para arguição e considerações para cada componente da banca.
f) Coordenação: Compete ao Coordenador do Curso, ao final de cada semestre letivo, o encaminhamento, para a Coordenadoria de Registros Escolares, da ata de defesa de monografia ou documento equivalente que ateste o cumprimento do componente curricular.

 

Avaliação: a avaliação será realizada por uma banca examinadora composta pelo professor orientador e no mínimo outros dois profissionais e/ou docentes da área de saber do TCC avaliado. É responsabilidade do orientador, preecher  o documento: "Cadastro do TCC no SUAP", disponível e encaminhar ao coordenador antes do final do semestre letivo.

 

 Ficha catolográfica:

A ficha catalográfica é um elemento obrigatório que deve ser incluída nos trabalhos acadêmicos defendidos no IFSP, conforme descrito na Portaria nº 264, de 24 de janeiro de 2017, que estabelece os procedimentos de entrega de trabalhos de conclusão de curso (TCC), teses e dissertações.

A biblioteca é o setor responsável por elaborar a ficha catalográfica. (clique aqui para saber mais....) 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página