Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos > Estágio > Estágio Supervisionado – Bacharelado em Engenharia Mecânica
Início do conteúdo da página

 

 

Os cursos superiores têm por principal finalidade, preparar o profissional para o mercado de trabalho. Esse fato evidencia a necessidade de, em sua organização, oferecer oportunidades concretas de praticar o conhecimento, sendo regulamentados pela IES.

A Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, define o estágio como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante. O estágio integra o itinerário formativo do educando e faz parte do projeto pedagógico do curso. Para a realização do estágio, deve ser observado o regulamento de Estágio do IFSP, PORTARIA NORMATIVA N.º 70/2022 - RET/IFSP, DE 20 DE OUTUBRO DE 2022, elaborada em conformidade com a Lei do Estágio (Nº 11.788/2008), dentre outras legislações, para sistematizar o processo de implantação, oferta e supervisão de estágios curriculares.

Esse exercício profissional em escritórios de projetos, empresas, indústrias, setores públicos, atividades de pesquisa de iniciação científica, onde se desenvolvam atividades de Bacharelado em Engenharia Mecânica, visa estimular um maior entrosamento entre o plano didático e a prática do exercício profissional, oferecendo ao aluno a oportunidade de aprender com o trabalho cotidiano e desenvolver experiências com vistas à complementação do seu aprendizado e ao seu crescimento profissional e humano.
Por fim, entende-se que esta prática visa uma melhor troca de informações e experiências entre os alunos, ampliando sua visão do exercício profissional.
No caso do estágio obrigatório, conta-se com um professor Orientador que acompanha, através de relatórios, as atividades desenvolvidas pelos alunos nos diferentes locais de estágio.

O estágio supervisionado é componente curricular obrigatório, sendo uma das condições para o aluno estar apto a colar grau e ter direito ao diploma. O estágio, que é de caráter individual, deverá estar integrado com o curso, com a finalidade básica de colocar o aluno em diferentes níveis de contato com sua realidade de trabalho.O curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica do IFSP CÂMPUS Piracicaba, cumpre a PORTARIA NORMATIVA N.º 70/2022 - RET/IFSP, DE 20 DE OUTUBRO DE 2022, do Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo  e a Resolução nº 859, de 07 de maio de 2013.

 

Carga Horária e Momento de Realização

De acordo com o art. 7º da resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002 a carga mínima de Estágio Curricular Supervisionado é de 160h, desta forma o estágio curricular supervisionado do curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica do IFSP-Piracicaba será cumprido atendendo a esta carga horária de 160 horas, recomendando-se que seja realizado a partir do 6º semestre letivo.

 

Documentação é apresentada nos links abaixo

 

 - Regulamento de Estágio (Portaria 70/2022)

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página