Ex- aluno do Câmpus Piracicaba compartilha experiência de estudos no exterior

Escrito por Marcelo Scomparim | Publicado: Segunda, 22 de Mai de 2023, 08h06 | Última atualização em Segunda, 22 de Mai de 2023, 08h06 | Acessos: 898

Ex-aluno do curso de Engenharia Mecânica do Câmpus Piracicaba, Leonardo dos Santos Franquilino, é atualmente “visiting scholar” na Universidade de Purdue (Purdue University) nos Estados Unidos e compartilhou sua experiência. A experiência internacional de Leonardo teve início em fevereiro de 2022, quando iniciou estágio na Purdue na área de Engenharia Química, trabalhando com polímeros recicláveis durante 11 meses. Nesse período buscou por contatos para realizar Pós-Graduação. Recebeu a oferta para fazer trabalho como “visiting scholar” de fevereiro a julho desse ano e iniciará o doutorado em agosto.

Somente quando esteve na Universidade teve ciência das possibilidades de fazer uma Pós-Graduação na qual recebe salário e o professor arca com a mensalidade, o que foi visto como uma oportunidade relevante, já que seria impossível assumir com a totalidade dos gastos  “(...) Muitas universidades oferecem bolsas, acredito que a chave para conseguir uma posição é ter um currículo forte na área que vai trabalhar, ou seja, já ter feito IC (iniciação científica) e estágio, tirar nota mínima requirida no TOEFL ou qualquer outro exame que exigem e boas cartas de recomendações (...)”, escreveu Leonardo.

Durante os estudos no IFSP, Leonardo realizou iniciação científica na área de materiais e estágio nos dois últimos anos em uma multinacional fabricante de máquinas, equipamentos e motores na cidade de Piracicaba. Teve incentivo de docentes da instituição e dos contatos profissionais realizados durante o estágio no Brasil e, na percepção sobre a necessidade de aprender inglês, iniciou sua busca por estágio no exterior.

Foto: arquivo pessoal de Leonardo