Professor do campus Piracicaba é convidado a ministrar palestra no I Encontro de Ensino e Pesquisa em Ciências e Matemática do Maranhão.

Escrito por Marcelo Scomparim | Publicado: Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 14h10 | Última atualização em Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 15h32 | Acessos: 1415

Entre os dias 10 e 12 de Dezembro aconteceu o I Encontro de Ensino e Pesquisa em Ciências e Matemática, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Entre os palestrantes convidados estava o Professor Aldo Aoyagui do IFSP - campus Piracicaba. A temática da palestra foi relativa a importância do uso dos recursos audiovisuais na formação de professores de ciências e matemática. De acordo com o Prof. Aldo, uma questão muito importante para refletirmos, quando consideramos o ensino de ciências na educação básica, é sobre a utilidade dos conteúdos científicos trabalhados com os jovens. Segundo ele, uma das alternativas seria o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem que valorizem a promoção da alfabetização científica dos estudantes. Como discutido na palestra ministrada no Encontro, uma das abordagens que poderiam ser utilizadas em sala de aula seriam aquelas que procurassem desenvolver habilidades e competências relacionadas à leitura crítica dos conteúdos científicos circulados pela mídia. Para isso, “... mais importante do que apenas memorizar conceitos científicos e utilizar fórmulas matemáticas para a solução de problemas destoados de nossa realidade direta, é imprescindível compreendemos os contextos social, político e ideológico nos quais a ciência e a tecnologia são construídas, que é em última instância o objetivo central da alfabetização científica", acrescenta o Prof. Aldo.

O Encontro resultou na negociação de uma parceria entre a UFMA e o IFSP – campus Piracicaba para o desenvolvimento de pesquisa científica relacionada à formação de professores de Física.