Página inicial > Últimas Notícias > Ex-aluno ingressa no Mestrado em Ciência da Computação

Ex-aluno ingressa no Mestrado em Ciência da Computação

Publicado: Terça, 21 de Fevereiro de 2017, 11h31 | Última atualização em Terça, 21 de Fevereiro de 2017, 11h31 | Acessos: 1904

No final de 2016, Felipe Munhoz Afonso concluiu as disciplinas do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas oferecido pelo IFSP Câmpus Piracicaba. Também naquele ano, ele se inscreveu em dois processos seletivos para cursar mestrado: no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP) e no Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos (DC-UFSCar). Após ter sido aprovado em ambos os processos seletivos, optou pelo DC-UFSCar, cursará Mestrado em Ciência da Computação a partir de 2017 e sua linha de pesquisa será Engenharia de Software.

"Tudo que eu puder fazer para ajudar a divulgar o campus é de grande satisfação para mim. Mostrar que tecnólogos(as) em Análise e Desenvolvimento de Sistemas também são capazes de competir por uma vaga no mestrado é de grande relevância!", comemorou Felipe. Enquanto aluno do IFSP Câmpus Piracicaba, Felipe desenvolveu um projeto de iniciação científica sob a orientação do Prof. Juliano Zanuzzio Blanco. Também atuou como monitor das disciplinas de desenvolvimento para web.

O mestrando Felipe ainda recomendou o seguinte para os que ainda estão se graduando:

"1. Não limite o seu estudo apenas ao que é exigido. Muito do que se aprende na faculdade serve como uma base para a construção de conhecimento mais complexo. Portanto, desenvolva projetos que exploram seus limites frequentemente, e busque o que for de seu interesse mais a fundo;
2. A iniciação científica conta muito na avaliação do currículo acadêmico, principalmente quando acompanhada de artigos publicados e apresentações em congressos. Se tiver interesse em uma linha de pesquisa, procure por docentes que possam lhe orientar. Se não conhece as linhas de pesquisa dos docentes, consulte o currículo Lattes de cada um deles;
3. Mantenha a calma quando estiver próximo ao fim do curso. A sobrecarga de tarefas e preocupações pode causar complicações em sua saúde. Por isso, cuidado ao se inscrever em muitos processos seletivos diferentes."