Página inicial > Pesquisa e Inovação (CPI) > Iniciação Cientifica > CPI > Iniciação Científica > Programa institucional de bolsa de iniciação a docência - PIBID

Programa institucional de bolsa de iniciação a docência - PIBID

Publicado: Segunda, 06 de Março de 2017, 08h47 | Última atualização em Segunda, 06 de Março de 2017, 08h51 | Acessos: 1916

Desde o início de 2014 o curso de Licenciatura em Física do IFSP - campus Piracicaba, faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Mantido por meio do Governo Federal e gerido pela CAPES, o PIBID tem como objetivo central:

• Inserir os licenciandos, desde o início de sua graduação, na realidade escolar de nosso município.

Realiza-se um processo seletivo com os interessados (alunos de Licenciatura em Física), e os selecionados recebem uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00. A partir de então esses alunos começam a desenvolver atividades nas escolas conveniadas sob a supervisão dos professores de Física destas escolas. Atualmente (a partir de Fevereiro de 2017), as escolas conveniadas ao nosso projeto são:

• E. Professor Olívia Bianco (Professor supervisor: Paulo César Bortoleto);
  • E. Professor Eduir Benedicto Scarpari (Professor supervisor: Cely Velloso Silveira Cunha);
  • E. Professor Abigail de Azevedo Grillo (Professor supervisor: Marilda Brigatti Corrêa);
  • E. Monsenhor Jeronymo Gallo (Professor supervisor: Márcio Bortoletto Fessel).

Nosso projeto conta com 28 bolsistas (alunos do curso de Licenciatura em Física), 4 supervisores (professores de Física da educação básica) e os professores Aldo Aoyagui e Natanael Márcio Itepan como coordenadores.

A importância do projeto reside no fato de que o aluno de licenciatura em Física tem a oportunidade de relacionar os conhecimentos pedagógicos que aprende no seu curso com a prática da sala de aula. Dentre as atividades desenvolvidas, estão aquelas que destacam a inserção de conhecimentos científicos em sala de aula, através de textos de divulgação científica, recursos audiovisuais (Documentários, Filmes, Vídeos etc), experimentos, apresentação teatral, etc. As atividades a serem realizadas nas escolas são discutidas em reuniões mensais no IFSP e desenvolvidas semanalmente pelos bolsistas e supervisores nas escolas.

Mais informações procurar o Prof. Dr. Aldo Aoyagui ou o Prof. Dr. Natanael Márcio Itepan. Informações sobre o PIBID podem ser encontradas no site da CAPES: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid

registrado em: ,