SISTEMAS INSTITUCIONAIS

BASE DE DADOS E BIBLIOTECAS DIGITAIS

Escrito por Alexandre Alvares Tavares | Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2017, 08h56 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2017, 08h56 | Acessos: 7972

ABNT Coleção - A coleção é composta por normas da ABNT no formato online. O acesso é realizado pelo site do Pergamum e pode ser realizado 24 horas por dia, 7 dias por semana, de onde você estiver.

Portal de Periódicos da Capes O Portal de Periódicos da Capes oferece acesso a textos completos disponíveis em mais de 37 mil publicações periódicas, internacionais e nacionais, e à a diversas bases de dados.

Acesso remoto via CAFe   -  Esta opção permite o acesso remoto ao conteúdo assinado do Portal de Periódicos disponível para sua instituição.

ScienceDirect - Base de dados de texto completo e revisado por pares da Elsevier com aproximadamente 26.000 livros e mais de 2.200 periódicos.

SciElo -  A SciElo é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Portugal, Venezuela e Espanha, dando acesso a artigos em texto completo.

Open Library - o site (que quer catalogar todos os livros do mundo) possui mais de um milhão de obras para download gratuito, em diversas línguas. Entre os livros em português, encontramos contos e romances de Monteiro Lobato, José de Alencar e Machado de Assis, por exemplo. Se você sabe ler em inglês, as opções são inúmeras.

Portal Domínio Público - lista obras em diversas línguas (incluindo 2 mil livros em português) que já estão emdomínio público. É possível ler "A Divina Comédia", de Dante, por exemplo.

Projeto Gutemberg - mais de 100 mil livros em diversas línguas. Podem ser baixados em vários formatos.

eBooks Brasil - o site tem uma cara antiga e navegação pouco intuitiva, mas seu acervo funciona perfeitamente. Basta navegar pelo formato desejado de eBook pelos links logo abaixo da logomarca e buscar o que você deseja ler.

Obras raras da USP - o site reúne imagens de edições incríveis. O acervo ainda é pequeno (não mais que 30 livros) - mas só a chance de explorar essa edição impressionante de Dom Quixote vale a visita.

Wikisource - a "biblioteca" da Wikipedia reúne livros que estão sob domínio público ou sob a licença "Creative Commons".  Na versão lusófona, temos mais de 27 mil textos disponíveis, divididos em categorias como períodos literários, países de origem e anos em que foram escritos

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) - Proposta coordenada pelo IBICT que integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras, e também estimula o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico.

Biblioteca Digital da UNICAMP - Disponibiliza a produção científica, acadêmica e intelectual da Universidade em formato eletrônico/digital de: artigos, fotografias, ilustrações, teses, obras de arte, registros sonoros, revistas, vídeos e outros documentos de interesse ao desenvolvimento científico, tecnológico e sociocultural.

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Biblioteca Digital que reúne os trabalhos de pesquisa defendidos na Universidade de São Paulo.

C@thedra - Biblioteca Digital da UNESP - Oferece acesso ao texto completo das teses e dissertações defendidas na Unesp.

Biblioteca Digital Mundial  - Com apoio da UNESCO, disponibiliza gratuitamente, e em formato multilíngue, importantes recursos informacionais provenientes de diversos países do mundo.